PSDB tem 14 nomes na lista dos 100 “cabeças” do Congresso, aponta Diap


O PSDB aparece mais uma vez com grande destaque no levantamento que aponta os chamados “cabeças” do Congresso Nacional. De acordo com a 25ª edição do estudo realizado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, o partido tem 14 nomes na lista dos 100 mais influentes do Legislativo, sendo sete deputados e sete senadores. É a segunda legenda com mais integrantes no estudo entre os 20 partidos que tem pelo menos um nome nesta edição.  

Pelo bancada na Câmara, estão entre os “cabeças” os seguintes tucanos: Nilson Leitão (MT), atual líder, três ex-líderes – Bruno Araújo (PE), Carlos Sampaio (SP) e Ricardo Tripoli (SP) –, além de Luiz Carlos Hauly (PR), Marcus Pestana (MG) e Paulo Abi-Ackel (MG). No Senado, aparecem na seleta lista Aécio Neves (MG), Antonio Anastasia (MG), Cássio Cunha Lima (PB), Flexa Ribeiro (PA), José Serra (SP), Paulo Bauer (SC) e Tasso Jereissati (CE). No estudo, o Diap aponta o PSDB como partido “com grande capacidade de formulação”.

Segundo o departamento, os “cabeças” são aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de qualidades e habilidades como a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações. A facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão, também é uma característica desses congressistas, segundo o Diap.

“Estar entre os ‘cabeças’ do Congresso é um reconhecimento da dedicação e responsabilidade com que desempenho a nobre tarefa de representar o Mato Grosso”, destacou o líder Nilson Leitão em seu perfil no Twitter. O tucano aparece entre os 12 novos protagonistas do Legislativo na edição 2018. Como ressaltou, o documento do Diap destaca a sua capacidade de articulação e a trajetória no Congresso – líder do PSDB, líder da Minoria e integrante de comissões técnicas da maior relevância, como a Comissão de Agricultura e a de Fiscalização Financeira e Controle.

EM ASCENSÃO

Nilson Leitão comanda reunião da bancada neste ano; tucano é um dos integrantes da elite parlamentar na lista do Diap.

Além dos “100 Cabeças”, desde a 7ª edição da série o Diap divulga levantamento incluindo na publicação um anexo com outros parlamentares que, mesmo não fazendo parte do grupo dos 100 mais influentes, estão “em plena ascensão”. Segundo o departamento, mantida a trajetória ascendente esses parlamentares podem estar futuramente na elite parlamentar.

Pelo PSDB na Câmara, aparecem nessa lista o 1º vice-líder da bancada, Betinho Gomes (PE), Danilo Forte (CE), Izalci Lucas (DF) Pedro Cunha Lima (PB), além das deputadas Bruna Furlan (SP) e Mara Gabrilli (SP).

De acordo com o Diap, entende-se por parlamentar “em ascensão” aquele deputado ou senador que vem recebendo missões partidárias, políticas ou institucionais e se desincumbindo bem delas. Estão também nessa categoria aqueles que têm buscado abrir canais de interlocução, criando seus próprios espaços e se credenciando para o exercício de lideranças formais ou informais no âmbito do Parlamento.

(Reportagem: Marcos Côrtes/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
18 setembro, 2018 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *