Parlamentares se mobilizam pela prevenção ao suicídio durante o Setembro Amarelo


A deputada Mariana Carvalho (RO) e o deputado Vitor Lippi (SP) manifestaram apoio em suas redes sociais ao Setembro Amarelo, a campanha de prevenção ao suicídio que ocorre em todo mundo durante este mês.

Médica, a jovem deputada chama atenção para a valorização da vida. Ela ressalta que um projeto de lei de sua autoria (PL 5560/16) incluiu no calendário federal a “Semana Nacional de Valorização à Vida”, a ser celebrado nos primeiros dias de setembro. “Acredito que muitas vidas podem ser salvas se formos mais solícitos com as dificuldades do outro. Mais amor”, disse.

Lippi destacou que o suicídio ocorre mais entre os jovens e que, todos os anos, mais de 11 mil pessoas morrem desta forma. Ele também abordou a importância de observar o comportamento das pessoas ao redor. “Fique atento aos conhecidos, amigos, familiares, ouça o que eles falam. Peça ajuda, fique atento, oriente as pessoas”, alertou.

DISQUE 188
O tucano ressaltou o trabalho do Centro de Valorização à Vida (CVV), que recebe ligações gratuitas pelo número 188. O CVV monitora as chamadas, oferecendo auxílio a todos que ligarem. Lippi lembrou que, durante o seu mandato, lutou para que as ligações fossem gratuitas em todo o país. “Uma das formas de reduzir o suicídio e o sofrimento emocional das pessoas é o CVV, hoje você pode ligar. Ficou muito mais fácil, com o número 188, um número gratuito, nacional, que funciona 24h por dia”, concluiu.

O suicídio é considerado um problema de saúde pública, tendo em vista que 1 brasileiro perde a vida dessa maneira a cada 45 minutos. No mundo todo, uma pessoa comete suicídio a cada 45 segundos.

(Cristiane Noberto/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
13 setembro, 2018 Noticia2, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *