PL determina oferta de canudos biodegradáveis em estabelecimentos comerciais


Proposta da jovem parlamentar tucana mostra preocupação com o meio ambiente.

Tendo em vista a preocupação com a preservação do meio ambiente, a deputada Mariana Carvalho (RO) apresentou projeto de lei que pretende reduzir o uso de canudos de plástico e ampliar o consumo dos biodegradáveis. O objetivo é reduzir a quantidade de materiais prejudiciais à natureza que causam enormes prejuízos aos ecossistemas.

A proposta apresentada pela jovem parlamentar obriga restaurantes, bares, quiosques, ambulantes, hotéis, supermercados e similares a disponibilizarem a opção de canudos biodegradáveis ou recicláveis. Mariana destaca que a vida útil de um canudo é de cerca de 10 minutos, tempo em que geralmente é consumida uma bebida. Após isso, o objeto é descartado e pode levar até mil anos para se decompor completamente.

Os canudos são apontados como grandes poluidores do meio ambiente, pois são feitos de polipropileno e poliestireno, materiais não degradáveis que, quando descartados de forma errada, se desintegram lentamente em pedaços menores e acabam sendo ingeridos peixes e outros animais, quando acabam parando nos rios e oceanos.

A deputada cita pequisa britânica da Fundação Ellen MacArthur, divulgada em 2017. O levantamento alerta que se o uso de plástico continuar aumentando na atual proporção em todo mundo, em 2050 haverá mais plástico que peixes nos oceanos. Anualmente, de cinco a 13 milhões de toneladas de plástico são despejadas nos mares. Segundo o Greenpeace, um total de oito milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos anualmente, ocasionando a morte de um milhão de aves marinhas e 100 mil outros animais marinhos todo ano.

“Canudos plásticos contêm também bisfenol A (BPA), um produto químico que imita a atividade de hormônios, como estrógeno no corpo humano, o que pode levar a distúrbios reprodutivos, câncer de mama e de próstata, diabetes, além de doenças cardíacas. É dever do legislativo propor políticas públicas voltadas a proporcionar um ambiente ecologicamente equilibrado”, reforça a deputada.

Mariana reforça que o uso de canudos biodegradáveis ou recicláveis, cuja degradação demora em média dias, ou ainda papel reciclável ou material comestível, vai minimizar a degradação ambiental.

(Reportagem: Djan Moreno/foto: Alexssandro Loyola)

Leia também:

Carlos Sampaio propõe redução gradual do uso de plásticos descartáveis até 2030

Gualberto destaca PL que reduz uso de itens plásticos descartáveis

 

Compartilhe:
28 agosto, 2018 Noticia4, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *