Tucano defende importância de ações colaborativas para o desenvolvimento da educação


Rogério Marinho é integrante da Comissão de Educação da Câmara.

O desenvolvimento da educação no Brasil está diretamente ligado ao compartilhamento de experiências. É o que aponta o 3º Fórum Inovação Educativo, ocorrido na última quinta-feira (23) em São Paulo. O debate defende que construir processos de aprendizagem em rede é uma ação importante para aprimorar a educação e pode ser útil para auxiliar em diversas questões, como a melhora da autoestima e formação de professores até a manutenção da segurança dos estudantes. 

Um exemplo citado pela reportagem é a rede formada por diretores, educadores, estudantes e familiares de alunos na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro. A comunidade, que estava pacificada até o ano passado, passou a enfrentar um novo desafio com o aumento da violência na região.

Por meio de articulação em redes sociais, como Whatsapp e Facebook, os colégios da Rocinha criaram uma comunidade online para trocar informações sobre casos e locais atingidos por violência, fazendo uma espécie de mapeamento da região.

O deputado Rogério Marinho (RN), titular da Comissão de Educação da Câmara, defendeu a importância da adequação às novas tecnologias por parte dos docentes e discentes como forma de desenvolver a educação.

“Toda iniciativa nesse sentido é meritória. Hoje, a maioria da população já tem acesso à internet. Sistematizar esse trabalho por meio de redes é importante, como a experiência da Rocinha. É importante e relevante, mas não podemos perder o foco de que a educação se faz com a formação de professores na alfabetização e educação da criança na idade certa”, afirmou.

Por meio do Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais (Gente), modelo de aprendizagem inovador instalado no colégio André Urani, na Rocinha, a escola ainda compartilha atividades e exercícios nas redes sociais, de forma que os alunos participem mesmo que não possam comparecer presencialmente.

EDUCAÇÃO BÁSICA

O parlamentar chamou atenção também para a importância do investimento na educação infantil. Segundo Marinho, o país precisa focar na educação básica para desenvolver e fazer o país voltar a crescer. “Nós precisamos ter um cuidado enorme com a formação dos alunos nas séries iniciais. O grande problema do Brasil não é a incorporação das tecnologias. O essencial é trabalhar a alfabetização dos alunos na idade adequada, até os oito anos de idade. E isso tem sido um grande problema porque vai se acumulando uma lacuna educacional ao longo do tempo”, avaliou.

(Da Agência PSDB, com alterações/Agência PSDB/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
27 agosto, 2018 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *