A educação técnica profissional do jovem como forma de aperfeiçoamento no capital humano, por Giuseppe Vecci


Os últimos anos da educação no Brasil têm sido de muita tristeza e desesperança para a população brasileira, e por isso devemos chamar atenção da sociedade, principalmente do jovem que almeja uma qualificação educacional, para os desafios do atual sistema.

Devemos pensar que nesse contexto de crise generalizada e incertezas na educação brasileira, nosso papel, como representantes do povo, é apresentar sugestões saudáveis para uma execução propositiva e assertiva no âmbito educacional. O jovem necessita de uma oxigenação na profissionalização técnica. Para as diversas demandas sociais desses jovens, a modalidade “curso técnico” ao qual estamos falando é um passo importante para a renovação de energias que esses buscam em novas oportunidades, já que profissionalizar melhora a qualidade de vida da população, além de capacitar a mão de obra e a excelência no serviço.

Um dos meios de acesso à educação superior e tecnológica é o FIES, que expandiu-se de 2010 a 2014 de maneira expressiva, mas desde 2015 já não atende suas demandas e deixa a desejar. Por essas e outras razões, há algumas propostas legislativas, em andamento, com objetivos de obter novas fontes de financiamento desses estudos e isso não nos deixa dúvidas que as políticas públicas direcionadas à educação e ao aumento no acesso ao ensino superior tecnológico aumentaram.

Diante de todos esses fatos, o que de fato precisamos é arregaçar as mangas da camisa e realizar propostas que permitam a continuidade da democratização do acesso à educação superior tecnológica para os nossos jovens. Aliás, o nosso maior esforço será, além de grande concentração, é entender e combater qualquer tipo de detalhe que obstrução ao desenvolvimento do País e dos nossos cidadãos.

Por fim, a promoção de educação – principalmente no ensino superior e tecnológico – é um bem inalienável para os brasileiros, pois é a forma de qualificar intelectualmente o jovem, aperfeiçoar o capital humano e construir um País mais preparado, democrático e moderno. É pelas gerações futuras e pelo bem do Brasil que temos que agir nesse momento.

(*) deputado federal pelo PSDB-GO. (foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
24 agosto, 2018 Artigosblog Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *