Pestana chama atenção para os desafios do SUS para os próximos anos


Marcus Pestana foi secretário de Saúde de Minas.

Ex-secretário de Saúde de Minas Gerais, o deputado Marcus Pestana (MG) apontou desafios do SUS em pronunciamento no Plenário da Câmara. Na ocasião, o tucano chamou atenção para os problemas cruciais de Sistema Único de Saúde e destacou a necessidade de tratar o setor como prioridade, especialmente no momento em que os brasileiros acompanham o debate de propostas neste ano eleitoral.

Segundo ele, a rede pública de assistência à população sofre uma grave crise, principalmente na questão do financiamento. Segundo ele, a crise fiscal provoca um déficit muito grande no setor. Pestana alerta que o Brasil está atrás de países europeus que têm sistemas de saúde semelhantes ao brasileiro.

Para ele, também é preciso discutir novas fontes de financiamento, como o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT) para financiar o sistema de urgência, e reavaliar as isenções e desonerações do imposto de renda.

O tucano também aponta a necessidade de definir um padrão de integralidade. “O que vamos oferecer e o que não vamos oferecer, qual é o pacto com a sociedade, para evitar judicialização. É preciso, também, gestão com instrumentos, ferramentas tecnológicas: o prontuário eletrônico, o cartão SUS, a receita eletrônica, coisas que podem multiplicar os frutos de cada real aplicado”, disse. Para ele, é necessário aumentar a produtividade com inovação.

Pestana afirma, ainda, que a formação dos médicos também merece uma atenção especial, bem como a reorganização dos trabalhos. “O programa Mais Médicos supriu temporariamente uma necessidade do sistema, mas não é uma solução sustentável e definitiva. E quanto ao pacto federativo, é preciso definir o que cabe aos Municípios, aos Estados e ao Governo Federal”, concluiu.

(Reportagem: Cristiane Noberto/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
14 agosto, 2018 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *