Trabalho com inteligência e talento, por Giuseppe Vecci


O mapeamento da indústria criativa no Brasil é imprescindível para o desenvolvimento de uma série de ações na vida de uma cidade. Em outras palavras, é o incremento das cadeias produtivas que faz a indústria se aliar às iniciativas e competências criativas para gerar valor. Com esse propósito, a Câmara dos Deputados realizou em 2015 uma audiência pública sobre o mapeamento dessa indústria. Os resultados foram bastante animadores.

Na ocasião, os participantes discutiram sobre as condições objetivas para financiamento do setor. A indústria criativa relaciona diversos segmentos econômicos do país que dependem do talento e da criatividade para crescer. Na minha visão, a consequência direta é a geração de riqueza por meio do conhecimento, cultura e criatividade nas esferas ambiental, econômica e social. Defendo a criação de um ambiente de negócios que potencialize o avanço dos empreendimentos criativos.

Estudos de organismos internacionais apontam a economia criativa como uma das áreas mais dinâmicas da economia global. O Banco Mundial estima que o setor já responde por cerca de 7% do PIB mundial, com tendência de crescimento. Os reflexos ecoam na nossa realidade.

Segundo levantamento recente, a indústria criativa é a que a melhor paga em relação à remuneração do brasileiro. Enquanto o rendimento médio mensal do trabalhador somou algo em torno de R$ 2.500 em 2015, o dos profissionais criativos mais que dobrou, chegando a pouco mais de R$ 6,2 mil. Os dados integram o Volume II da Coleção Atlas Econômico da Cultura, da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Em 2015, o Brasil somava 851,2 mil profissionais criativos formalmente empregados ligados a atividades relacionadas com o consumo, cultura, mídias e tecnologia. A minha expectativa é a de que, em 2018, esse número cresça substancialmente, ao somar outras áreas fundamentais para o avanço econômico do país, como a pesquisa e o agronegócio. Afinal, criatividade rima com inteligência, cujo resultado mais imediato é abertura de novas –e interessantes – oportunidades de trabalho.

(*) Deputado federal e presidente do PSDB  de Goiás. (foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
9 agosto, 2018 Artigosblog Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *