Avança proposta de reativação do Ramal Ferroviário entre a Baixada e o Vale do Ribeira
Um grupo de estudos com as prefeituras do Litoral Sul e de sete municípios do Vale do Ribeira irá definir no que será transformada a atual linha de trem da antiga Estrada de Ferro Sorocabana, que liga Samaritá, em São Vicente, a Cajati. A definição se deu em reunião, na manhã desta sexta-feira (03), na Prefeitura de Itanhaém, realizada a pedido do deputado federal João Paulo Papa (SP) com os representantes do Conselho de Desenvolvimento do Litoral Sul e Vale do Ribeira (Codivar) e prefeituras da região.
O encontro foi comandado pelo prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes (PSDB), que preside o Codivar. Também estiveram presentes no encontro os prefeitos de Praia Grande, Alberto Mourão (PSDB) e de Itariri, Dinamérico Peroni (PSDB); vereadores de diversos municípios das regiões, técnicos e diretores da Rumo, que era responsável pela concessão da estrada de ferro. Sob a coordenação do Conselho, representantes das administrações municipais se reunirão durante este mês para definirem quais propostas são as melhores para cada região, entre o transporte de passageiros, de cargas ou o trem turístico.
“A empresa apresentou proposta junto à Agencia Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) para encerrar a concessão da ferrovia, que está desativada há anos, como prevê a Lei 13.448/2017, aprovada no Congresso ano passado”, frisa Papa, recordando legislação que autoriza devoluções e encerramentos de concessões. “A preocupação central é definir que uso será dado à faixa, que possui mais de 200km, e dar encaminhamento adequado a ela”, disse.
Trem de passageiros e turístico
João Paulo Papa defende, desde o ano passado, quando começaram os debates para aprovação da lei citada, que a ferrovia fosse reativada e servisse ao transporte de passageiros e, também, como alternativa turística. “Praia Grande e o Litoral Sul passam por um processo acelerado de expansão e possuem uma demanda crescente por transporte mais ágil. No Vale do Ribeira, a expectativa é de que propostas de fomento ao turismo sejam implementadas. Um trem turístico, com locomotivas antigas e a vapor, podem ser uma boa opção”, citou. “Hoje demos o primeiro passo para uma série de outros encontros que virão, reuniões técnicas. Agora, temos que discutir de forma conjunta, Baixada e Vale do Ribeira, o que queremos para o futuro dessa ferrovia, que tanto fez pelo desenvolvimento dessas regiões, e verificar qual melhor investimento e alternativa”, finalizou.
(Da Assessoria do deputado/Fotos: Divulgação/Prefeitura de Itanhaém)
Deixe uma resposta