Proposta de Gomes de Matos fortalece atuação de psicopedagogos nas escolas


Para o tucano, esses profissionais podem ajudar a melhorar a qualidade do ensino nas escolas.

O deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) apresentou recentemente a PEC 432/18, que incentiva a atuação de psicopedagogos nas escolas públicas e privadas. A PEC altera o texto constitucional para incluir obrigatoriamente a presença desse profissional no âmbito escolar.

Segundo o parlamentar, a psicopedagogia atua de forma interdisciplinar, relacionando-se com outras áreas ligadas à aprendizagem e conhecimento, como psicologia, educação, neuropediatria, psiquiatria infantil, linguística, fonoaudiologia, psicopatologia e psicanálise e neuropsicopedagogia.

Gomes de Matos apontou estudo que mostra deficiência de aprendizagem de muitas crianças que saem do ensino fundamental sem dominar habilidades como leitura, escrita e as operações matemáticas.

Para o tucan, essas dificuldades de aprendizagem vêm da fragilidade das escolas, em especial no corpo docente. “Podemos dizer que o fracasso escolar é o fracasso do sistema educacional. É um sintoma que revela que a educação brasileira vai de mal a pior”, avaliou.

Ele destaca que o trabalho dos psicopedagogos nas escolas será um divisor de águas para o ensino. “É função do psicopedagogo contribuir para construir currículo, desenvolver técnicas e métodos que possibilitem ao professor ensinar com prazer e ao aluno aprender com prazer. Dessa forma, a construção do conhecimento acontecerá harmonicamente e significativamente”, apontou.

O tucano defende que, até então, nenhuma política pública foi apresentada para reverter este quadro. “Tem que haver uma revisão do projeto educacional brasileiro. Tem que se melhorar a qualidade do que se ensina e aprende e como esse ensinamento e aprendizado serão feitos”, justificou.

A proposta aguarda designação de relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

(reportagem: Cristiane Norberto/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
2 agosto, 2018 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *