Frente Parlamentar pela Abertura Comercial do Brasil, por Giuseppe Vecci


Precisamos avançar nas discussões para a promoção de um ambiente propício para o crescimento econômico e social em longo prazo. O Brasil é o segundo país mais fechado do mundo. Por isso, temos a urgência de promover uma abertura comercial ampla e séria do nosso mercado para aumento da produtividade e intercâmbio comercial, tecnológico e cultural do país com o restante do mundo.

Por isso criamos em conjunto com outros parlamentares a Frente Parlamentar pela Abertura Comercial do Brasil na Câmara dos Deputados. Visamos, com ela, promover debate amplo entre o Estado e a sociedade brasileira acerca da necessidade de abertura econômica para o desenvolvimento do país. Além disso, queremos conscientizar os setores produtivos, consumidores, empreendedores e trabalhadores das vantagens desse processo.

Os efeitos benéficos da abertura comercial poderiam ser sentidos rapidamente pelo setor produtivo, com aumento da eficiência da economia. O trabalhador também sentiria os benefícios desta abertura, com aumento da produtividade e consequente necessidade de requalificação. Para o consumidor, os benefícios são imediatos com o barateamento dos preços e melhoria da qualidade dos produtos, devido à concorrência e o acesso a novas tecnologias.

Há, por outro lado o receio de que uma abertura econômica poderia impor algumas dificuldades para o setor produtivo, como desindustrialização, desemprego, em que setores sensíveis (como energia e defesa nacional) poderiam ser. São receios legítimos que devem também pautar o debate para que nossas ações sejam feitas com diálogo, negociação e de forma gradativa. Mas arredar o pé no rumo da abertura. 

Como representante do povo e economista é meu papel propor debates que aprofundem a busca de uma economia vigorosa, que estimule o setor produtivo e produza bem-estar para a população. Por isso a necessidade da Frente Parlamentar pela Abertura Comercial do Brasil. Conclamos a todos, população, técnicos, empresários, trabalhadores e demais interessados para discutir o assunto.

(*) Giuseppe Vecci é economista, empresário, deputado federal e presidente do PSDB estadual. Redes Sociais Facebook e Instagram: @frente.aberturacomercial (foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
24 julho, 2018 Artigosblog Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *