PL destina 15% dos recursos das multas a unidades de saúde que socorrem vítimas de trânsito
Parte dos recursos arrecadados com as multas de trânsito poderá ser destinada às santas casas de misericórdia e aos hospitais públicos que façam atendimento de emergência a vítimas de acidentes de trânsito. A medida está prevista no Projeto de Lei 2884/2008, de autoria do deputado Lobbe Neto (SP). Pela proposta, 15% do que for arrecadado com as infrações deverá ser aplicado nessas instituições.
O parlamentar do PSDB destaca sua preocupação com a quantidade de acidentes que ocorrem no Brasil diariamente. Como lembra, além de causar sequelas e matar, os acidentes geram custos altos ao Estado, referentes à perda de produção, cuidados com a saúde (pré-hospitalar, hospitalar e pós-hospitalar) e remoção/ translado. “As vítimas do trânsito são na maioria das vezes encaminhadas para as Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Públicos. Isso acarreta enormes despesas a essas unidades de saúde”, aponta, ao defender a proposta de sua autoria.
Na avaliação do tucano, a aprovação da medida representaria um importante mecanismo para oferecer mais e significativos subsídios financeiros para ofertar à população um atendimento de qualidade e digno. O deputado lamenta que a proposta esteja parada há dez anos na Câmara e ressalta que voltará a insistir por sua aprovação.
“Infelizmente essa é uma proposta que não teve sequência em sua tramitação na Casa. O projeto é para que possamos ajudar os hospitais filantrópicos e as santas casas, que passam por uma série de dificuldades. A ideia é que 15% do montante arrecadado com multas e outras penalidades de trânsito sejam direcionados para essas instituições que atendem parte da demanda do SUS”, reforçou.
A proposta tramita em caráter conclusivo, necessitando da aprovação apenas das comissões da Câmara, para ser enviada à apreciação do Senado. No momento, a proposta aguarda apreciação da Comissão de Viação e Transportes da Câmara.
Projeto de lei do deputado @lobbeneto destina 15% dos recursos das multas a unidades de saúde que socorrem vítimas de trânsito. Saiba mais: https://t.co/tNg5SVk5GU pic.twitter.com/8Zxhg5VUko
— PSDB na Câmara (@PSDBnaCamara) July 23, 2018
(Reportagem: Djan Moreno/foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta