Retomada do pagamento de luz nas lotéricas é vitória do povo, diz Betinho


As casas lotéricas de Pernambuco voltaram a receber pagamento de contas de energia elétrica no último fim de semana. Segundo o deputado Betinho Gomes (PE), 1º vice-líder do PSDB na Câmara, a decisão é uma vitória do povo pernambucano. Pelas redes sociais, o deputado comentou a volta do pagamento pelas casas lotéricas. “Valeu muito a pena pressionar a Celpe e a Caixa Econômica Federal (CEF) para que pudessem ter bom senso e retomar esse pagamento via casas lotéricas, atendendo melhor a população pernambucana”.

Desde maio, quando o contrato entre o Grupo Neoenergia (concessionário da Celpe) e a Caixa foi interrompido por falta de acordo, o parlamentar tucano foi incansável na busca por entendimento. Foram discursos no plenário da Câmara, reuniões com as duas partes e uma audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor com a participação da ANEEL, da CEF e rede das casas lotéricas.

Logo depois da reunião de audiência pública, Betinho Gomes afirmou que as chances de retomada das negociações eram grandes. “O objetivo foi sensibilizar e acredito que nós vamos ter um resultado positivo ao consumidor que precisa dessa prestação de serviço com qualidade e, sobretudo com dignidade”.

Ao romper o contrato, o grupo Neoenergia decidiu montar a própria estrutura de cobrança. O resultado foi desastroso: filas enormes, não havia caixas para atendimento prioritário, usuário tendo que percorrer longas distâncias. “A situação está insustentável”, denunciava à época o deputado, afirmando que só iria parar quando o impasse fosse resolvido.

A situação era tão séria que o Procon foi acionado. Depois de fiscalizar a Região Metropolitana de Recife constatou que 30% dos 30 pontos de pagamento estavam fechados e outra parte funcionava em horário parcial. Havia distribuição de fichas e restrição no valor da conta para efetuar o pagamento.

O impasse ocorreu devido ao aumento de 70% das taxas cobradas pelo banco para efetuar o serviço. O problema também ocorreu em Minas Gerais, Pará e Santa Catarina. 

(Ana Maria Mejia/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
16 julho, 2018 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *