Votação da LDO é oportunidade para cortar gastos em 2019, defende líder


O líder do PSDB na Câmara, deputado Nilson Leitão (MT), afirmou que a votação da LDO na noite desta quarta-feira (11) é uma oportunidade de colocar em prática a redução da máquina pública. Defensor do corte de gastos de custeio, o tucano espera que o Brasil comece o ano de 2019 com menos custos.

Leitão apresentou emenda sugerindo corte de 20% dos gastos de custeio das atividades meio (diárias, passagens, telefone, combustível de carros oficiais, reformas e compra de imóveis funcionais e outras). O relatório aprovado pela Comissão Mista de Orçamento prevê redução de 5%. Para o líder, é possível diminuir o custo com itens como aluguel, que chegou a R$ 2 bilhões em 2017.

O tucano defende que o Brasil tenha um recomeço com investimentos em áreas essenciais para a população. Ele espera que a decisão do Congresso estimule governos estaduais e prefeituras a reduzir a máquina pública. Caso contrário, futuramente a arrecadação cobrirá apenas os salários.

O líder dá o exemplo da Câmara: se os 513 deputados fecharem os gabinetes, ainda assim o custo para manter a estrutura da Casa será de 80% do total. “É necessário cortar na carne, tirar privilégios. Vamos rever o sistema do Legislativo, do Executivo e do Judiciário sem perder a qualidade do atendimento”, ressaltou.

É necessário ter investimentos para gerar emprego e renda, reforça o parlamentar. E só haverá investimento se houver receita para tal. Para solucionar a equação, o líder do PSDB propõe cortes profundos, melhor distribuição de recursos e a reforma tributária. “O grande desafio para se alcançar uma maior inclusão social é a geração de emprego. E só se gera emprego se há investimento”, disse.

(Da redação/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
11 julho, 2018 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *