Seminário em SP debate uso de Blockchain na gestão pública e governança digital
A Comissão de Desenvolvimento Econômico aprovou nesta quarta-feira (11) requerimento dos deputados Otavio Leite (RJ) e Vitor Lippi (SP) que solicita a realização de seminário na cidade de São Paulo sobre o uso de Blockchain na gestão pública e governança digital, no desenvolvimento econômico, entre outras aplicações, vantagens e riscos.
O Blockchain, também conhecido como protocolo de confiança, é um tipo de base de dados virtual onde são registradas transações financeiras permanentes e armazenadas em blocos ou individuais. Ele registra cada transação por meio de assinaturas digitais do próprio usuário, o que garante a autenticidade e a não adulteração por terceiros.
Funciona como um “livro-razão” e é compartilhado apenas entre os membros da mesma rede como uma teia. Somente terá acesso quem tiver autorização para visualizar esses dados, onde todos os acessos são registrados. A tecnologia é a mais segura pois é à prova de violações.
Os parlamentares justificam que o blockchain é visto como a principal inovação tecnológica do bitcoin. “Precisamos nos aprofundar no tema, avaliar a importância, as possibilidades de aplicação, vantagens e desvantagens, aplicações existentes em outros países bem como entender a necessidade de regulação e receber contribuições que poderão nortear o legislativo”, afirma.
Serão convidados a participar do debate especialistas no tema, representantes do banco Central, da Comissão de Valores Imobiliários, de instituições de ensino, entre outros.
(Cristiane Noberto/ Fotos: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta