CREDN aprova voto de regozijo pelo resgate exitoso na Tailândia


Nilson Pinto transmitiu o sentimentos de pesar à família do sargento que faleceu no resgate.

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, aprovou nesta quarta-feira (11) voto de regozijo à equipe de resgate e ao grupo resgatado de uma caverna na província de Chiang Rai, na Tailândia. A iniciativa é dos deputados Rubens Bueno (PPS-PR) e Nilson Pinto (PA).

Por 18 dias, 12 crianças futebolistas e o seu técnico, ficaram presos em uma caverna quando tentavam a escapar de uma enxurrada. Uma equipe de 90 mergulhadores foi mobilizada, sendo 50 estrangeiros e 40 tailandeses. Mais de 1.000 pessoas fizeram parte da equipe de resgate. Saman Kunan, tailandês e membro da equipe de resgate, morreu durante o caminho de volta da caverna, após desmaiar enquanto mergulhava.

De acordo com Rubens Bueno, “a operação de resgate exigiu bastante destreza da equipe envolvida, pois as galerias subterrâneas eram completamente escuras e de difícil acesso. O grupo precisou atravessar trechos inundados, muito estreitos e com relevo bastante acidentado. Como se não bastasse, alguns dos meninos não sabiam nadar e tiveram de aprender técnicas de mergulho às pressas”, explicou.

“Os nossos cumprimentos àqueles que se dedicaram incansavelmente para que todos fossem resgatados com vida, sem espetacularizar o drama das vítimas e suas famílias, e os nossos sentimentos de pesar à família do sargento da reserva da Marinha tailandesa, que infelizmente faleceu no curso da operação”, assinalou Nilson Pinto.

Japão

O presidente da CREDN solidarizou-se também com as vítimas das fortes chuvas no Japão que já mataram 190 pessoas e deixaram quase dez mil desabrigados. “O Brasil está atento também em relação aos seus nacionais que vivem no Japão e à disposição das autoridades daquele país para colaborar em tudo aquilo que possa minimizar o impacto dessa tragédia”, afirmou o deputado.

(Da assessoria da CREDN/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
11 julho, 2018 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *