Deputados questionam postura de desembargador que mandou soltar Lula
O Brasil foi surpreendido neste domingo com a determinação do desembargador Rogério Fravetto de soltura do ex-presidente Lula. Desautorizada pelo relator da Lava Jato no TRF-4, a decisão de Frevetto levantou uma série de questionamentos por parte de integrantes da bancada do PSDB na Câmara, que apontaram elementos como a longa militância petista do hoje desembargador e as circunstâncias em que essa decisão foi tomada.
Depois de várias decisões divergentes ao longo do dia, o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, manteve a prisão do petista. A medida foi tomada após recurso do Ministério Público Federal contra o habeas corpus concedido, na manhã deste domingo (8), ao ex-presidente pelo desembargador plantonista Rogério Favreto.
Confira abaixo as manifestações dos parlamentares do PSDB nas redes sociais ao longo do domingo:
Isso só torna a decisão monocrática ainda mais escandalosa. Algo urdido para criar ainda mais instabilidade, uma verdadeira tentativa de golpe! https://t.co/J80H200dFd
— Betinho Gomes (@betinhogomes) 8 de julho de 2018
Resolução do CNJ proíbe ao plantão judiciário considerar “reiteração de pedido já apreciado no órgão judicial de origem ou em plantão anterior, nem à sua reconsideração ou reexame”(res 71). Ação política que favorece ao descrédito institucional. Interessa a quem quer bagunçar!
— Fábio Sousa (@depfabiosousa) 8 de julho de 2018
É inacreditável que uma decisão importante (HC de Lula) e sem nenhum caráter emergencial seja tomada num plantão, por um plantonista. O judiciário precisa eliminar o impasse jurídico e a sensação de desconfiança na instituição. Carmen Lúcia precisa falar.
— Samuel Moreira (@samuelmoreira) 8 de julho de 2018
Juiz Sérgio Moro impedindo que vire bagunça. O PT e a mania de não querer cumprir a lei…
— Pedro Cunha Lima (@pedroocl) 8 de julho de 2018
Impressiona a repetição do mantra de que Lula está preso “sem provas”, dignos alunos de Gobbels , quanta a prisão ilegal causa espécie que um Desembargador conceda liberdade a um condenado que teve o mesmo pedido negado por STF. Tempos estranhos . https://t.co/B6KtL3vabG
— Rogério Marinho (@rogeriosmarinho) 8 de julho de 2018
(da redação, com Agência Brasil)
Deixe uma resposta