Nilson Pinto defende o fortalecimento da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica


Tucano avalia que Comara deve ser fortalecida por meio de recursos econômicos e humanos.

O deputado Nilson Pinto (PA) defendeu nessa quinta-feira (5) o fortalecimento da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), principal responsável pela manutenção dos aeródromos daquela região. “Trata-se de um patrimônio nacional que precisa não apenas ser mantido, mas fortalecido por meio de recursos econômicos e humanos. A COMARA está presente onde nenhuma empresa privada quer ir”, afirmou.

Presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, Nilson Pinto comprometeu-se a trabalhar para que os recursos destinados ao órgão, vinculado ao Comando da Aeronáutica, sejam condizentes com a sua missão na Amazônia.

“Vamos trabalhar para assegurar os recursos necessários para que a COMARA possa dar continuidade ao importante trabalho de apoio aos pelotões de fronteira, às ações sociais de vacinação, evacuação aeromédica e apoio às comunidades isoladas, incluindo indígenas”, explicou.

O deputado adiantou ainda que irá trabalhar para que o projeto de lei que trata do tema seja alterado com o propósito de contemplar o interesse regional e federal e não apenas da aviação civil. “Além disso, a Aeronáutica entende que é necessário mudar o modelo de concessão dos aeroportos com o propósito de não impactar a destinação dos recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC). Essas duas propostas contam com o nosso apoio irrestrito”, assegurou.

A Comissão de Aeroportos da Região Amazônica foi criada há 62 anos quando a região contava com apenas 17 aeródromos. Atualmente, são centenas de pequenas pistas que cobram obras de adequação e manutenção. Muitas estão fechadas por não oferecerem condições de segurança, o que impede que vários órgãos atuem na região, como o ministério da Saúde, por exemplo.

(Da assessoria da CREDN/ Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

Compartilhe:
6 julho, 2018 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *