Deputados destacam serviço telefônico gratuito para prevenção ao suicídio


A partir deste mês, as ligações para o 188, telefone do Centro de Valorização da Vida (CVV), passaram a ser gratuitas em todos os estados do país e no Distrito Federal. Pelo número, os cidadãos recebem apoio em momentos de crise e ajuda para prevenção ao suicídio. Pelas redes sociais, os deputados Betinho Gomes (PE) e Vitor Lippi (SP) destacaram a importância dessa iniciativa, garantida por intermédio de convênio com o Ministério da Saúde, que repassou R$ 500 mil para o CVV.

Como ressalta Betinho, o CVV atende voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. Há também 87 postos de atendimento.  “No dia 1º de julho de 2018, a linha 188 chegou a todos os 5500 municípios brasileiros, 24 horas, todos os dias”, explicou o parlamentar.

Lippi, por sua vez, ressaltou a parceria entre o Ministério da Saúde e o Centro de Valorização da Vida. “O órgão, sem fins lucrativos, funciona desde 1962 e é dedicado a escutar qualquer pessoa que esteja passando por dificuldades, funcionando com uma prevenção ao suicídio. Só em 2017 recebeu mais de 2 milhões de ligações”, apontou.Este número foi o dobro do registrado no ano anterior.

EXPANSÃO
A expansão da chamada sem cobrança no país vem acontecendo desde o ano passado. Os últimos estados que passaram a ter acesso ao CVV pelo número gratuito 188 foram Bahia, Maranhão, Pará e Paraná.

O CVV conta com 2.400 voluntários, que não são necessariamente formados em psicologia, mas recebem uma capacitação de 40h. As chamadas acontecem em total sigilo, em um espaço de escuta acolhedor e seguro e que alivia a ansiedade e o desespero. A parceria com o Centro é uma das ações do Ministério da Saúde para prevenção do suicídio.

DADOS
Atualmente a média nacional de suicídio no Brasil, em todas as idades é de 5,5 por 100 mil habitantes. São, em média, 11 mil pessoas que tiram a vida por ano no Brasil. Quando verificado por faixa etária, os idosos são os que mais preocupam, pois as taxas sobem para 8,9 mortes por 100 mil, nos últimos seis anos. Envenenamento e intoxicação são os meios mais utilizados e os homens são os que mais morrem por suicídio e 60% são solteiros. A região Sul concentra 23% dos suicídios e o Sudeste 38%.

(Da redação, com informações do Ministério da Saúde)

Compartilhe:
3 julho, 2018 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *