Betinho quer maior aproximação do Parlamento com a sociedade
Da tribuna, o deputado Betinho Gomes (PE) defendeu maior aproximação da Câmara com a população brasileira para superar a crise política. Segundo ele, a sociedade não enxerga nos Poderes constituídos a representatividade necessária para falar em nome de todos.
O tucano citou como exemplo do desinteresse da população a eleição suplementar do Tocantins, realizada neste fim de semana. A soma de votos nulos, brancos e abstenções passou de 51% de todo o eleitorado do estado.
Um passo em direção à reaproximação foi dado com a aprovação da proposta de reforma política da PEC 282, relatada por Betinho na Comissão de Constituição e Justiça. Ela cria cláusula de desempenho e acaba com as coligações nas eleições proporcionais para deputados e vereadores a partir de 2020.
“Este processo vai reduzir a quantidade de partidos políticos, que muitas vezes são criados apenas para estabelecer acordos que não representam o interesse da população. Às vezes, até negociações espúrias são feitas em nome de partidos que nada representam no conjunto”, alertou o parlamentar.
Betinho sugere o aprofundamento do debate sobre a reforma política que se iniciou com a PEC. Ele defende a instituição do voto distrital misto para reduzir custos de campanha e aproximar o povo dos candidatos. Na avaliação do tucano, o povo espera do parlamento uma solução para a crise de representatividade. “Não debater essas alternativas significa perpetuar o status quo que está aí, fazendo com que a política perca cada vez mais sentido para a população”, declarou.
(Da redação/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta