PSDB celebra 30 anos com vasto legado e preparo para os novos desafios


O PSDB comemora 30 anos de fundação nesta segunda-feira (25). Com um histórico de lutas a favor da democracia, o partido foi responsável por importantes conquistas sociais, políticas e econômicas alcançadas pelo Brasil ao longo dessas três décadas. Reconhecido pela excelência de seus quadros e por iniciativas que mudaram a vida de milhões de brasileiros, a legenda permanece sendo uma das maiores em números e unindo experiência, juventude e inovação a favor do país. 

ATO COMEMORATIVO

Para marcar a passagem da data, o PSDB reúne sua Executiva Nacional nesta terça-feira (26), em Brasília. Na ocasião, os integrantes irão debater ainda a proposta de “Resolução de definição dos critérios para aplicação dos recursos financeiros do Fundo Especial de Financiamento de Campanhas” (FEFC). O evento está marcado para as 14h no Salão Minas Gerais do Kubitschek Plaza Hotel  (SHN – Quadra 2 – Bloco E – Brasília-DF).

O fato é que em três décadas de história, o PSDB foi o responsável por iniciativas que levaram à estabilidade econômica, como o Plano Real, que teve em Fernando Henrique Cardoso um de seus principais idealizadores. Nos oito anos de governo do tucano, o país obteve avanços nos indicadores sociais e viveu uma verdadeira transformação econômica, com o controle da inflação e a recuperação do poder aquisitivo dos trabalhadores.

Play

Nos últimos anos, o partido continua crescendo e conquistando novos filiados. Já são praticamente 1,5 milhão em todo Brasil. No Congresso, figura há anos entre as maiores bancadas. Atualmente são 12 senadores (segunda maior bancada) e 49 deputados federais. Nas eleições de 2016, mais de 800 prefeitos foram eleitos pelo PSDB – a maior votação entre todos os partidos –, sendo sete de capitais, além de outras 21 cidades com mais de 200 mil habitantes. Seis estados estiveram sob o comando tucano nos últimos três anos. Somada, a população dessas regiões representa metade da população brasileira.

TRIUNFO ECONÔMICO

Bancada do PSDB na Câmara em encontro recente como presidente do partido, Geraldo Alckmin: muito trabalho a favor do Brasil.

Deputados do PSDB comemoraram a passagem de mais um ano do partido exaltando as conquistas desses 30 anos, apontando para os desafios nacionais e ressaltando a disposição tucana em contribuir ainda mais com o Brasil.

O líder da bancada na Câmara, deputado Nilson Leitão (MT), disse que partido tem uma “importância enorme” para a história contemporânea do país. “Somente o Plano Real seria, por si só, o maior programa de inclusão social, porque reduziu a inflação, gerou emprego e deu oportunidades aos brasileiros de ter acesso ao carro popular, ao eletrodoméstico. Enfim, possibilitou a geração de um novo país”, ressaltou. 

Presidente do PSDB-MG, o deputado Domingos Sávio (MG) lembrou que ele foi um dos fundadores do partido, em 1988, e que, naquele mesmo ano, disputou sua primeira eleição. Segundo ele, os mesmos princípios que nortearam a criação da legenda continuam vivos até hoje. Como ressaltou, o PSDB governou o país com decência e ética, implantou o Plano Real, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), fez governos revolucionários em vários estados e cidades.

“Temos que seguir em frente para retomar o desenvolvimento do Brasil, sem nos distanciar nunca do povo, e sempre comprometidos com a ética e o combate duro à corrupção. É possível melhor a qualidade de vida das pessoas, levando adiante essas bandeiras”, defendeu.

VALEU A PENA

Já o deputado Ricardo Tripoli (SP), vice-presidente do partido, lembra que o PSDB surgiu da necessidade de reinventar a política após a redemocratização. “Ou rompíamos com o clientelismo e o atraso, ou seria impossível reconstruir o país como sonhávamos, mais republicano, justo e ético. Valeu a pena. Nós mudamos o Brasil. Vencemos a inflação, estabilizamos a economia, modernizamos o Estado e fizemos as reformas que colocaram o país no século 21. Trinta anos depois, nossos princípios fundadores seguem atuais como nunca. Isso mostra a força e a vitalidade do PSDB, o partido que não tem medo de fazer o que precisa ser feito”, destacou nesta segunda-feira (25).  

Para o deputado Rocha (AC), o PSDB impactou fortemente a história do Brasil. “Primeiro controlando a inflação, que corroía o salário e desanimava o brasileiro. Quando achavam que esse problema não tinha solução, o PSDB mostrou que era possível haver controle. O PSDB também foi decisivo para grandes estados do Brasil”, afirmou.

O tucano lembra que durante mais de 20 anos de governo tucano em São Paulo, o estado passou a ter os melhores índices de segurança pública, comprovando a qualidade das gestões tucanas. “É um partido que se diferencia dos outros pela postura, pela correção, e que ainda tem muito a contribuir para tirar o Brasil da crise”, garantiu.

CONQUISTAS SOCIAIS

Fundado em 25 de junho de 1988, o PSDB mudou o Brasil para sempre.

Além da estabilidade econômica e do controle da inflação, o deputado Izalci (DF) lembra que o PSDB foi o grande precursor dos programas sociais, que levaram mais dignidade a milhões de brasileiros. “Quem perdia com a inflação era o trabalhador. O PSDB mudou isso e criou programais sociais, além de ser responsável pela LRF. As principais cidades e estados hoje mais equilibrados estão sob gestão do partido que tem em seu DNA a responsabilidade”, ressaltou o tucano, que preside o PSDB-DF.

O tucano lembrou do brilhantismo da ex-primeira-dama Ruth Cardoso na condução de programas sociais, como o Bolsa Escola e o Comunidade Solidária, que mais tarde tiveram continuidade nos governos que sucederam Fernando Henrique, mas com outras nomenclaturas. “Ela teve um papel fundamental para vários programas que existem hoje”, lembrou.

O deputado Giuseppe Vecci (GO) também fez menção às transformações sociais e econômicas implantadas pelo PSDB que até hoje beneficiam a população brasileira. “Podemos dizer que o PSDB, por sua maturidade, equilíbrio e serenidade, é um dos poucos que tem a capacidade de pegar na mão do povo brasileiro e levá-lo a um porto seguro”, apontou o tucano, presidente do diretório de Goiás.

Tanto na Presidência da República, quanto nos governos estaduais e prefeituras, o partido prezou pelo equilíbrio fiscal, a redução dos gastos públicos e o desenvolvimento sustentável. As ações do partido sempre estiveram voltadas para a melhoria de vida. Com a marca tucana, o Simples, o Super Simples e a Lei do Microempreendedor Individual deram aos brasileiros oportunidade de empreender, promovendo emprego e renda.

“É por isso que não temos medo de fazer as reformas imprescindíveis para o crescimento brasileiro. Fazemos política para o bem comum. Parabenizo o nosso partido por tudo que já fez e pela garra que tem para fazer ainda muito mais”, ressaltou Vecci.

(Reportagem: Djan Moreno/fotos: Alexssandro Loyola e arquivo/ABr/ Áudio: Hélio Ricardo)

 

Compartilhe:
25 junho, 2018 Banner, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *