Deputados do PSDB prestam homenagem pelos 110 anos da imigração japonesa no Brasil


Macris falou sobre o papel dos nipo-brasileiros na agricultura, nos setores educacionais, engenharia e tecnologia.

A Câmara promoveu nesta quinta-feira (21) sessão solene para homenagear os 110 anos da imigração japonesa no Brasil. Os deputados Vanderlei Macris (SP) e Geraldo Resende (MS) ressaltaram a tradição da comunidade nipônica.

Macris ressaltou a importância da miscigenação da cultura brasileira, com a contribuição dos japoneses. Ele ressalta que os quase dois milhões de nipo-brasileiros fazem parte de todas as áreas de desenvolvimento do país, na agricultura, nos setores educacionais, engenharia e tecnologia. “É difícil você se movimentar no Brasil sem que você encontre um japonês ou seu descendente”, afirmou.

O tucano chamou atenção para a necessidade de conscientização dos brasileiros sobre as contribuições nipônicas para o desenvolvimento nacional. “Somos uma sociedade muito melhor depois da presença dos imigrantes japoneses no nosso país”, disse.

Ele demonstrou sua solidariedade à comunidade japonesa que, ao chegar ao Brasil, teve muitas dificuldades, como a barreira da língua, alimentação, hábitos e costumes. Segundo o tucano, foi uma oportunidade de entrosamento cultural e educacional entre as duas nações.

Entre alguns dos legados deixados pela comunidade nipônica estão a culinária, modalidades esportivas e atividades produtivas/econômicas. Nesta última questão, em especial, o deputado ressalta que no país há quase 700 empresas japonesas.

Em 2017, o parlamentar esteve no Japão a convite do governo daquele país. Na ocasião, foi debatida a oportunidade de acordo em diversas áreas, como educação, no treinamento de professores das escolas técnicas, sistemas de agricultura

Geraldo ressalta que a comunidade faz questão de manter suas raízes e sempre demonstra manifestações culturais.

de precisão e cooperação nas áreas de segurança.

Geraldo Resende homenageou a maior comunidade de origem nipônica fora do Japão e ressaltou sua admiração pela população que faz questão de manter suas raízes e sempre demonstra manifestações culturais.

Além disso, o tucano ressaltou as trocas científicas e tecnológicas entre os dois países. Segundo ele, essa troca já rendeu projetos para o desenvolvimento do cerrado brasileiro, da mineração, e do setor siderúrgico, entre outros. “Adotamos no Brasil o modelo de TV digital japonês, e nos céus do Japão voam aeronaves da Embraer. Um investimento de capital japonês impulsiona em muitas frentes o desenvolvimento brasileiro, o que estreita ainda mais as relações entre os dois países”, contou.

Ele enfatizou o dever do Brasil em homenagear a comunidade nipônica. “É nosso dever agradecer pela influência positiva que ainda hoje exerce entre nós, pois foi sempre por meio do contato com o diferente que a identidade brasileira se formou e enriqueceu. Os imigrantes japoneses são partes importantes desse percurso”, ressaltou.

(Cristiane Noberto/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
21 junho, 2018 Banner, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *