Comissão de Relações Exteriores monitora situação de brasileiros detidos nos EUA


Nilson Pinto manifestou preocupação com a separação das famílias e detenção das crianças.

O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, Nilson Pinto (PA), afirmou nesta quinta-feira (21) que a situação dos brasileiros detidos nos Estados Unidos acusados por imigração ilegal está sendo monitorada pelo Colegiado. “Há questões de caráter humanitário, como a separação das famílias e a detenção de crianças, que nos preocupam muito. Assim como o governo norte-americano tem amparo legal para combater a imigração ilegal, também tem obrigações quanto à preservação dos direitos humanos, especialmente dos menores de idade”, explicou o deputado.

Na quarta-feira (20), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, firmou uma ordem executiva revogando as medidas que implicavam na prisão e criminalização dos imigrantes ilegais que ingressaram no país pela fronteira mexicana. À noite, o Itamaraty emitiu nota oficial expressando a preocupação do governo brasileiro com o aumento dos casos de crianças separadas e isoladas dos pais.

Além disso, o tema foi amplamente debatido na sessão plenária da Câmara dos Deputados. Nilson Pinto lembrou ainda que a CREDN analisaria uma Moção de Repúdio ao governo dos Estados Unidos, de autoria do deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), na reunião deliberativa do dia 20 de junho. O debate acerca da Moção não foi possível em razão do início da Ordem do Dia no Plenário da Casa.

“Estamos atentos ao que está ocorrendo e dispostos a colaborar para que essas famílias possam se reencontrar o mais breve possível. É preciso, destacar, ainda, que os imigrantes detidos em solo norte-americano são vítimas da atuação de diferentes máfias de coyotes que aliciam pessoas humildes com falsas promessas de uma vida melhor em outro país”, assinalou.

Para o deputado, é igualmente relevante a iniciativa brasileira de realizar campanhas de esclarecimento, em coordenação com os conselhos de cidadãos brasileiros nos Estados Unidos, sobre os riscos da travessia pela fronteira, em especial com menores de idade.

Nilson Pinto lembrou, ainda, que no próximo dia 26, quando da visita do vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, ao Brasil, este será um dos tópicos tratados, como forma de fortalecer as consultas regulares sobre temas consulares com o governo norte-americano.

(Da assessoria da CREDN/foto: Cleia Viana/CD)

Compartilhe:
21 junho, 2018 Banner, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *