Vecci preside 1ª reunião da Frente Parlamentar pela Abertura Comercial


“Precisamos perseverar para que nosso mercado seja competitivo”, defendeu Vecci.

O deputado Giuseppe Vecci (GO) presidiu, nesta quarta-feira (20), a primeira reunião técnica da Frente Parlamentar pela Abertura Comercial no Brasil. O encontro contou com a presença de técnicos e interessados no tema em diversas áreas e inaugurou os debates em torno do protecionismo praticado na economia brasileira.

“Precisamos perseverar para que nosso mercado seja competitivo, com maior abertura econômica”, disse Vecci durante a abertura dos debates. Ele avalia que é preciso que o país esteja em par de igualdade com outros da mesma capacidade econômica, já que, segundo dados da OCDE, o Brasil é o segundo país mais fechado do mundo. “No entanto, não devemos virar as costas para setores que tenham dificuldades para competir”, ressalva.

A representante da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), Marina Mattar, salientou que é preciso uma abertura econômica com responsabilidade. “Elaboramos uma lista com 64 produtos químicos que poderiam ter a alíquota reduzida dentro dos países do Mercosul e que não fazem mais sentido ter taxas tão altas. Mas, por outro lado, temos defendido que haja um incentivo para a indústria nascente, por exemplo, para ela tenha tempo suficiente para ser competitiva”, avalia Mattar.

A Frente Parlamentar pela Abertura Comercial do Brasil foi instituída a pedido de Vecci para avançar nas discussões sobre tarifas, alíquotas e incentivos econômicos para o setor produtivo brasileiro. A intenção é aprovar leis que possibilitem uma maior abertura comercial do Brasil, acompanhar os acordos comerciais do Brasil / Mercosul, desburocratizar o processo interno e de relação comercial com outros países, fomentar o debate e a criação de formas e instâncias de participação da sociedade e dos consumidores na Abertura comercial brasileira, entre outros objetivos.

Participaram da primeira reunião:

Isabela Ferreira, da Prospectiva Macropolítica,
Luciana Teixeira, da Câmara dos Deputados,
Luísa Araujo, da Umbelino Lôbo Consultoria
Maisa Barbosa, Camila Sande e Gabriela Coser, da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA),
Patrícia Gomes e Walter Filippetti, da Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq)
Paulo Castelo Branco e Christopher Mendes, da Associação Brasileira dos Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais (Abimei)
Marina Mattar,da  Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim)
Kelly Lins, P&D Brasil
e Bruno Pepe, representante do deputado federal João Paulo Papa (PSDB).

(Da assessoria do deputado)

 

Compartilhe:
20 junho, 2018 Noticia4, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *