Relações Exteriores terá FUNAG como parceira em evento pelos 40 anos do Tratado Amazônico


“A FUNAG presta um serviço público altamente relevante na promoção, difusão e reflexão da nossa política externa”, destacou Nilson Pinto.

A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) será parceira da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados em evento a ser realizado no dia 12 de julho em alusão aos 40 anos da assinatura do Tratado de Cooperação Amazônica (TCA). Na semana passada o presidente da CREDN, deputado Nilson Pinto (PA), formalizou o convite ao Embaixador Sérgio Eduardo Moreira Lima, presidente da FUNAG, que participará da abertura do seminário.

Nilson Pinto também lembrou que a FUNAG mantém, desde 2011, um acordo de cooperação com a Câmara dos Deputados para o intercâmbio de experiências, conhecimentos e informações, inclusive voltados à especialização de recursos humanos e à realização de eventos. “Queremos aprofundar essa cooperação e dar a visibilidade que a fundação merece por dispor, gratuitamente, do pensamento brasileiro de Relações Internacionais, no Brasil e no exterior”, afirmou Nilson Pinto.

“A FUNAG presta um serviço público altamente relevante na promoção, difusão e reflexão da nossa política externa e este acervo está acessível para todos aqueles que têm interesse no tema, seja por meio de suas publicações ou da participação em debates como o que promoveremos em 12 de julho”, explicou Nilson Pinto. Já o Embaixador Moreira Lima destacou a importância da parceria: “A relação com a CREDN é fundamental para que possamos promover os debates que moldam o pensamento crítico do nosso país em relação aos temas internacionais”.

O presidente da FUNAG revelou ainda que as publicações editadas pela fundação chegam a cerca de 180 países e mais de dois milhões de downloads são feitos por ano, de livros e documentos disponibilizados sem custos. “Há uma dimensão social da difusão da nossa política externa. Muitos cursos de Relações Internacionais no Brasil contam com o suporte da FUNAG. Além disso, diversas obras têm sido referenciadas por instituições estrangeiras como o King’s College, de Londres, por exemplo”, assinalou.

Sérgio Moreira Lima destacou também a realização da Conferência sobre Relações Exteriores (CORE), cuja quinta edição deu-se em 2016, em Belém (PA), por ocasião dos 45 anos da FUNAG, numa parceria com a Universidade da Amazônia (UNAMA). “Tivemos o privilégio de contar com a presença do Embaixador Clemente Baena Soares, paraense e um dos mais importantes diplomatas brasileiros, ex-Secretário-Geral da Organização dos Estados Americanos”, disse.

(Da assessoria da CREDN/foto: Edilson Holanda)

 

Compartilhe:
18 junho, 2018 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *