SPU assina termo de doação de imóvel da Associação Japonesa na próxima segunda (18)


Associação Japonesa de Santos: sede da entidade voltará a ser de seus legítimos proprietários.

Uma luta de mais de 70 anos, encampada pela comunidade japonesa de Santos e da Baixada, terá, enfim, seu último capítulo na segunda-feira (18). Nesta data, quando serão celebrados os 110 anos da chegada dos primeiros imigrantes nipônicos às terras brasileiras, a Secretaria de Patrimônio da União assinará o Contrato de Doação do Imóvel onde está a sede da Associação Japonesa, na Rua Paraná, Vila Mathias. O ato ocorrerá às 17 horas, na sede da entidade.

O termo cumprirá o que determina a Lei 13.368, de 5 de dezembro de 2016, que prevê a doação, sem encargos, do prédio que é a sede da Associação e foi incorporado ao patrimônio da União em 1946, após a derrota do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) na 2ª Guerra Mundial.

A legislação foi aprovada após um intenso trabalho coordenado pelo deputado federal João Paulo Papa (SP). “O objetivo é reparar os danos e inconvenientes causados aos imigrantes japoneses pelo ato expropriatório do Governo Dutra. O texto sancionado é o substitutivo do Senado ao Projeto 4.476/94, do ex-deputado federal Koyu Iha”, explica Papa.

O parlamentar, acolhendo uma solicitação da comunidade japonesa, recolheu a assinatura de diversos parlamentares e apresentou um requerimento solicitando a análise do texto. “O trabalho começou em março de 2016. Junto com as lideranças nipônicas de Santos, como o Sadao Nakai e o ex-presidente da associação, Jorge Ajifu, por exemplo, buscamos o apoio do então embaixador do Japão no Brasil, Kuniu Umeda e do cônsul-geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae. Todos foram solidários e deram total apoio à causa”, relembra.

O projeto foi votado – e aprovado de forma unânime – no Plenário da Câmara no dia 10 de novembro de 2016. A sanção presidencial ocorreu no dia 5 de dezembro. “A assinatura do contrato de doação conclui um ato de reparação histórica após 70 anos, que faz justiça com o povo japonês e seus descendentes, que contribuíram muito com a construção e o desenvolvimento do País” afirmou o parlamentar, lembrando da importância da entidade.

“Em Santos a Associação atendeu, por décadas, jovens imigrantes e brasileiros, com a missão de difundir a cultura daquele País e de construir um ambiente de harmonia entre os povos. Agora, após anos de luta, conseguimos efetivar a devolução deste importante e representativo imóvel aos verdadeiros donos, que permaneceram desenvolvendo este belo e importante trabalho que atravessa as décadas”, acrescentou Papa.

“Presente”

Receber a devolução do imóvel que, por mais de 70 anos, ficou sob tutela do Governo Federal, justamente no dia em que se comemora os 110 anos da Imigração Japonesa ao Brasil, é algo mais que simbólico: é um verdadeiro presente. Essa é a definição dada pela presidente da Associação Japonesa de Santos, Marise Hasimoto, que agradeceu o empenho do deputado federal João Paulo Papa para que o sonho dos seus antepassados torne-se realidade.

“Essa luta vem de décadas atrás. Nossa comunidade batalhou muito para reconquistarmos a posse do imóvel. Mas, certamente, a colaboração e a dedicação do deputado Papa foram vital para conquistarmos nosso objetivo. Se não fosse isso, não teríamos conseguido. Foi uma bandeira que ele levantou, trabalhou de forma árdua. Ganharmos um grande presente nesse dia tão simbólico”, afirmou ela, primeira mulher a comandar a entidade.

Serviço

Cerimônia de assinatura do Contrato de Doação do imóvel da Associação Japonesa de Santos

(Estarão presentes o deputado federal João Paulo Papa; o secretário Nacional do Patrimônio da União, Sidrack Correia; o superintendente do Patrimônio da União em São Paulo, Robson Tuma; a presidente da Associação, Marise Hasumoto e demais autoridades)

Data: Segunda-feira, 18 de junho  

Horário: 17 horas

Local: Associação Japonesa de Santos – Rua Paraná, 129, Vila Mathias

(Da assessoria do deputado/foto: Divulgação/AJS)

Compartilhe:
15 junho, 2018 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *