Nas redes sociais, deputados incentivam a doação de sangue


Parlamentares do PSDB aproveitaram o Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado nesta quinta-feira (14), para incentivar seguidores das redes sociais a fazerem a doação.

A deputada Mariana Carvalho (RR), que também é médica, estimulou a solidariedade das pessoas para que os estoques não fiquem tão baixos. Ela reforçou que existe um projeto de lei de sua autoria tramitando na Câmara para que as produções cinematográficas de curta e longa metragem tenham a obrigação de divulgar a mensagem de incentivo à doação, levando em conta a proporção e alcance que geram. “Se informe, saiba quem pode doar, a conscientização pode mudar todo o nosso quadro”, alertou.

O deputado Danilo Forte (CE) pediu a solidariedade das pessoas e informou procedimentos para a doação: “A doação é simples e segura. Você precisa estar saudável, bem alimentado, descansado, pesar acima de 50kg, ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização do responsável) e apresentar documento de identificação com foto”.

O deputado Raimundo Matos (CE) registrou que a doação é um ato de amor ao próximo. Sua intenção foi homenagear todas as pessoas que com um simples gesto salvam vidas. “Minha admiração e meu profundo respeito a vocês, voluntários, que levam esperança para a vida de tantos”, afirmou.

Dia Mundial do Doador de Sangue

A iniciativa para criação da data foi da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, e o dia escolhido é uma homenagem ao nascimento do imunologista austríaco Karl Landsteiner (14 de junho de 1868 – 26 de junho de 1943), que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

De acordo com a OMS, para doar sangue é preciso ter entre 16 e 68 anos, pesar acima de 50 quilos, não possuir Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, AIDS (HIV), HTLV, estar bem alimentado e descansado, esperar entre 90 e 180 dias após o parto para mulheres grávidas, se estiver gripado, esperar no mínimo 7 dias após a recuperação para poder doar, após uma doação, as mulheres devem esperar 90 dias para fazê-lo novamente, enquanto os homens devem esperar 60 dias.

(Cristiane Noberto/ Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Compartilhe:
14 junho, 2018 Noticia4, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *