Viação e Transportes promove debate sobre situação dos pensionistas do Portus
A Comissão de Viação e Transportes aprovou requerimento do deputado João Paulo Papa (SP) para a realização de audiência pública sobre a situação dos participantes assistidos e pensionistas do Instituto de Seguridade Portus.
Em 1° de abril de 2017, o Portus reajustou a contribuição paga pelos participantes da ativa. O percentual pago passou de 9% para 27,75%. Já assistidos e pensionistas que recebem do Portus e tinham descontado de suas aposentadorias complementares 10%, passaram a ter um desconto de 28,77%.
A iniciativa do aumento nas contribuições partiu do interventor do Portus como alternativa para evitar a liquidação do fundo de pensão. Na avaliação do deputado, a comissão pretende buscar resultados concretos na negociação de acordo.
O tucano propõe o convite ao Diretor Presidente da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH), José Alex Botelho Oliva; ao Diretor Superintendente da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), Fábio Henrique de Sousa Coelho; ao Interventor do Instituto de Seguridade Social (PORTUS), Luís Gustavo Costa; ao ministro dos Transportes, Valter Casimiro Silveira; e ao Presidente da Federação Nacional dos Portuários (FNP), Eduardo Lirio Guterra.
(Da redação/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta