Sancionado PL de Geovania que torna Nova Veneza capital nacional da gastronomia italiana


Geovania comemora a valorização da região sul de Santa Catarina.

O município de Nova Veneza (SC) acaba de se tornar a capital nacional da gastronomia típica italiana. A lei que concede o título à cidade foi sancionada nesta quarta-feira (13) pelo presidente Michel Temer. A medida é fruto de iniciativa da deputada Geovania de Sá (SC).

Além do reconhecimento e homenagem a Nova Veneza, a deputada acredita que a lei representará um importante incremento para a economia da região e vai ajudar a fomentar o turismo no sul de Santa Catarina.

“Hoje Nova Veneza já é a capital estadual da gastronomia típica italiana. Com a sanção do meu projeto pelo presidente da República, passa a ser reconhecida como a capital nacional. A cidade já dobra sua população no fim de semana graças aos restaurantes de comida típica. O reconhecimento representa muito e vai gerar um incremento importante para economia”, comemorou Geovania.

Nova Veneza tem cerca de 15 mil habitantes, mas a comida típica dos colonos italianos tem sido o motor do turismo local, atraindo milhares de pessoas anualmente. Os restaurantes e cafés coloniais servem o que há de melhor nesta cultura gastronômica conservada através de gerações pelos descendentes dos italianos que chegaram na região no século XIX.

Para Geovania, a cidade pode ser considerada um pedaço da Itália no estado de Santa Catarina. Cerca de 90% da população é formada pelos descendentes de italianos. Exatamente na semana em que recebe o título de capital nacional, a cidade promove a 14ª Festa da Gastronomia Típica Italiana.

O evento acontece desde 2004. São três dias de shows, desfiles, atividades folclóricas e comidas típicas, além do Carnevale di Venezia, que simula o carnaval veneziano e é a única comemoração no estilo feita fora da Itália.

A festa atrai turistas de todas as partes do país. Em 2017, foram mais de 100 mil turistas atraídos pelas comemorações que exaltam as tradições italianas mantidas por meio da dança, da música e principalmente da gastronomia.

“Com certeza, com esse título nacional, toda região será beneficiada. No momento em que alguém vai a Nova Veneza conhecer suas atrações, sua gastronomia, vai conhecer também todas as cidades da região sul do estado. É um grande benefício para a região, pois Nova Veneza ganha um destaque nacional”, reforçou Geovania.

Além da gastronomia, a cidade conta com atrativos como museu, santuários, praças e uma gôndola símbolo da amizade com os italianos. É a única oficial da América Latina e uma das quatro em todo o mundo fora da Itália, doadas pelo governo de Veneza.

Esse foi o primeiro projeto de lei de Geovania a ser aprovado pelo Congresso, sancionado pelo Planalto e convertido efetivamente em lei. O dispositivo será publicado nesta quinta-feira (14) no Diário Oficial da União.

 

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
13 junho, 2018 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *