Comissão presidida pelo PSDB promove audiência com ministro Aloysio Nunes


Presidente da CREDN quer debater as prioridades da política externa brasileira.

Presidida pelo PSDB, a Comissão de Relações Exteriores promoverá audiência pública na próxima quarta-feira (13) com o chefe do Itamaraty, Aloysio Nunes Ferreira. O debate foi sugerido pelo presidente do colegiado, deputado Nilson Pinto (PA). O propósito é conhecer as prioridades da política externa brasileira para o ano em curso e as perspectivas de atuação do ministério para os anos seguintes. A audiência ocorre a partir das 10h no Plenário 3 da Câmara.

Nilson Pinto afirma que o Ministério das Relações Exteriores, desde 2016, adotou uma nova orientação, descolando o país do eixo bolivariano, no plano regional, e fortalecendo a imagem do Brasil como defensor do multilateralismo, no plano global. Segundo ele, isso foi importante para as relações políticas e comerciais do país.

Por outro lado, o tucano destaca que o Brasil se depara com o crescimento da criminalidade transnacional em suas fronteiras com dez países; uma crise humanitária provocada pelo esgotamento do modelo chavista na Venezuela e que tem obrigado milhares de cidadãos daquele país a buscarem refúgio no Brasil.

Nilson Pinto afirma ainda que assuntos como a estagnação do processo de paz no Oriente Médio, os sete anos de guerra civil na Síria, as tensões entre a Europa e a Rússia e os impasses na Península Coreana, exigem que um ator como o Brasil se posicione de forma contundente.

Para ele, é importante que questões como essas e outros temas de interesse da política externa brasileira sejam tratados entre o Itamaraty e os parlamentares da Comissão de Relações Exteriores. “Além de conhecer os planos e ações para este e para os próximos anos”, justifica.

 

(Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
11 junho, 2018 Destaque2, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *