Vice-líder pede planilhas de cálculos para avaliação dos aumentos dos combustíveis
O 1º vice-líder do PSDB na Câmara, deputado Betinho Gomes (PE), apresentou recentemente o requerimento de informações ao Ministério de Minas e Energia (3585/18), no qual requer a apresentação das planilhas de cálculo que serviram de base para os reajustes dos preços de combustíveis nas refinarias praticados pela Petrobras nos últimos dois anos.
Em justificativa, o parlamentar avalia que o fato da Petrobras ser praticamente a única empresa brasileira no setor de refino de petróleo e grande responsável pela maioria das importações dos derivados desta matéria a deixa livre para estabelecer os preços dos combustíveis como quiser.
Ele aponta que os sucessivos aumentos nos custos da gasolina e óleo diesel culminaram na greve dos caminhoneiros que assolou todos os setores do Brasil e os cidadãos. O tucano deseja esclarecimento a respeito da carga tributária em que a Petrobras vem se baseando para fazer esses reajustes.
Betinho explica que uma das medidas necessárias para restabelecer a normalidade do abastecimento de combustíveis diz respeito à transparência, por parte da Petrobras, no estabelecimento dos preços dos principais derivados de petróleo nas suas unidades produtoras.
(Cristiane Noberto/foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta