Tucanos chamam atenção para a pauta ambiental e defendem conscientização


Parlamentares do PSDB destacaram nesta terça-feira (5) o compromisso do partido com a preservação ambiental e os recursos naturais. No Dia Mundial do Meio Ambiente, os tucanos lembraram ações que promoveram em prol das causas ambientais e defenderam a educação e conscientização em relação aos recursos da natureza. Neste ano, o tema escolhido para a data foi #AcabeComAPoluiçãoPlástica.

Segundo a ONU, a poluição plástica é uma das principais causas atuais de danos ao meio ambiente e à saúde

O deputado Samuel Moreira (SP) chamou atenção para o apelo global feito pela Organização das Nações Unidas (ONU). O tucano enumerou os alarmantes dados da poluição provocada pelos plásticos, o que considerou uma tragédia ambiental global que contamina o solo e os mares.

Segundo dados da ONU, por ano, são consumidos até cinco trilhões de sacolas plásticas em todo o planeta e pelo menos 13 milhões de toneladas vão parar nos oceanos anualmente, afetando 600 espécies marinhas, 15% ameaçadas de extinção. “Precisamos encontrar soluções rápidas. Agir juntos. Cada indivíduo precisa fazer a sua parte, reduzir o consumo e reciclar”, defendeu Moreira.

Pelo Twitter, o deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) deu seu recado: “A responsabilidade social e a preservação ambiental significam um compromisso com a vida, por isso cuide do Meio Ambiente e ensine seus filhos a fazer o mesmo”.

RECURSOS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Para o deputado Izalci Lucas (DF), a educação ambiental é a mais importante ferramenta para a preservação da fauna e flora. “A Educação Ambiental, é uma das formas mais objetivas, no ensino formal e informal e nas iniciativas junto às comunidades, de conscientizar e interiorizar em cada geração, a vital importância de preservar a Terra. Quem aprende a importância de nosso meio ambiente para a vida no planeta vai proteger. Não vai permitir que seja destruído”, explicou o tucano.

Izalci é um dos autores do Projeto de Lei 4361/12, que propõe a destinação de 20% dos recursos arrecadados com multas aplicadas por órgãos do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama) m para políticas públicas e ações de educação ambiental por um período de cinco anos. O texto já foi aprovado na Comissão de Finanças e Tributação e aguarda os pareceres das comissões de Constituição e Justiça e de Meio Ambiente.

Ex-prefeito de Sorocaba, o deputado Vitor Lippi (SP) relembrou ações que desenvolveu no município. “Quando prefeito, tive a oportunidade de avançar muito com políticas públicas na área ambiental, criando a Secretaria do Meio Ambiente, e programas que contaram com extrema participação popular”.

RECONHECIMENTO

Já o deputado Danilo Forte fez menção a comenda “Amigo do Cocó”, que recebeu por sua histórica participação na luta pela regulamentação do Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza. “Temos um compromisso firmado com o meio ambiente. Como resultado disso recebi a comenda”, lembrou.

O parlamentar recorda que ainda em 1978 participou do primeiro ato em favor do Cocó, pela preservação da área. “Em maio de 2017, a convite da Secretaria do Patrimônio da União, participei, em Brasília, da assinatura do contrato de cessão de terras da União para o Governo do Ceará. E, no mês seguinte, acompanhei a assinatura da regulamentação deste símbolo verde, uma grande conquista para Fortaleza, que hoje possui o maior Parque Natural Urbano do Norte/Nordeste”, ressaltou.

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Martine Perret/ONU Meio Ambiente/Direitos reservados)

Compartilhe:
5 junho, 2018 Banner, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *