Deputados ressaltam 110 anos da imigração japonesa no Brasil


Deputado Vanderlei Macris com o embaixador do Japão, Akira Yamada.

Deputados do PSDB destacaram nesta terça-feira (5) a importância da influência japonesa na cultura e na economia brasileira. Os tucanos defenderam a conciliação e a reconstrução, características do povo japonês, como exemplos para o Brasil, e ressaltaram a força dos laços econômicos e de amizade entre os dois países.

Os parlamentares participaram do lançamento da exposição “Hiroshima e Nagasaki – do Fim ao Renascimento, uma travessia de Perdão e Cultura de Paz”. A mostra – que poderá ser vista até 15 de junho no Espaço Mário Covas, no Anexo II da Câmara – faz parte das comemorações dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil. A exposição é promovida pelo Grupo Parlamentar Brasil-Japão e tem o apoio da Embaixada do Japão no Brasil, da Fundação João Mangabeira e do Hiroshima Peace Memorial, localizado na cidade de mesmo nome destruída por uma bomba atômica em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial.

“Uma exposição como essa nos faz lembrar as atrocidades que a humanidade teve ao longo dos séculos. As tragédias de Hiroshima e Nagasaki exemplificam bem isso e esta exposição demonstra o conflito ocorrido e nos faz refletir pela defesa da cultura da paz, por aquilo que não queremos para o mundo, que é o conflito”, afirmou o deputado Vanderlei Macris (SP) logo após participar da cerimônia de lançamento da exposição.

O tucano destacou a força dos laços entre Brasil e Japão e ressaltou que a maior comunidade japonesa fora do Japão está aqui. O deputado lembra que nestes mais de um século desde que os primeiros imigrantes deixaram a Ásia e chegaram ao país, os japoneses deixaram uma contribuição inegável na área tecnológica, agrícola e tantas outras. “Além disso, os laços de amizade entre Brasil e Japão não podem ser desconsiderados”, reforçou.

Para o deputado Vitor Lippi (SP), a homenagem é uma forma de agradecer pela contribuição dos japoneses no desenvolvimento do país e aos profissionais brasileiros descendentes de japoneses que tanto têm contribuído com a nação brasileira.

“É importantíssima essa programação. Os japoneses são grandes parceiros comerciais e os laços de amizade entre os dois países são ainda mais importantes. A maior comunidade japonesa fora do Japão está no Brasil e, além disso, 200 mil brasileiros vivem no Japão. A nação asiática tem sido um grande exemplo para o mundo”, afirmou.

Lippi lembrou que após a tragédia com as bombas atômicas durante a Segunda Guerra, o Japão deu seu exemplo de reconstrução, perdão e paz, restabelecendo laços com todas as nações do mundo. “Em pouco tempo reconstruíram a nação, que hoje é a terceira economia do mundo, onde estão 40 das 100 empresas mais inovadoras do mundo. Todos nós respeitamos o Japão por conhecermos o respeito que tem ao meio ambiente, aos idosos, às famílias; a preocupação com a disciplina, a qualidade, a ciência, a tecnologia e a inovação. O Japão tem dado grandes contribuições a humanidade. É importante usarmos esse simbolismo para buscarmos sempre a paz, o perdão e a reconstrução. Só assim conseguimos construir um futuro melhor”, disse.

Ainda como parte das atividades comemorativas, no dia 21 de junho, às 9h55, será realizada sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães. Nos dias 3 e 4 de julho, no restaurante do 10º andar do Anexo IV, a Semana de Gastronomia Internacional trará pratos da culinária japonesa. De 9 a 22 de julho, o Palácio do Congresso Nacional ficará iluminado com as cores da bandeira do Japão.

(Reportagem: Djan Moreno/foto: divulgação – Facebook do deputado Vanderlei Macris)

Compartilhe:
5 junho, 2018 Noticia2, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *