Presidido por Izalci, PSDB-DF assina nota conjunta repudiando censura a portal jornalístico
O PSDB-DF, por intermédio do presidente da legenda, deputado Izalci Lucas (DF), assinou no domingo (3) nota conjunta com outros 11 partidos repudiando com veemência o que consideram atitude de censura do governador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) em relação a um painel digital do site Metrópoles. O telão foi retirado da área central de Brasília neste sábado (2), apesar de ter todas as autorizações necessárias para funcionar.
A nota repreende a atitude do Governo de Brasília e diz que os parlamentares não aceitarão qualquer tipo de golpe contra a liberdade de imprensa, a democracia e a liberdade de expressão. O painel estava instalado desde fevereiro deste ano e, além da veiculação de campanhas publicitárias, informava também sobre serviços e notícias aos brasilienses que ali passam diariamente, abrangendo desde notícias internacionais a informações do cotidiano do DF.
PSDB, PSD, PPS, PTB, PSC, PSDC, PSL, PATRIOTA, PPL, PRB, PR e MDB defendem o respeito e justiça à democracia, a soberania popular e o respeito à Constituição Federal, e alertam que não ficarão calados diante das ações de represália do governador.
O site acredita que a censura se deu quando o governador percebeu que os assuntos expostos falavam sobre a gestão do Executivo da capital federal. “Metrópoles” alega, ainda, que não houve oportunidade de defesa e provará que possuíam autorização para publicar as informações no painel. Além dos partidos políticos, entidades como a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e a Ordem dos Advogados no Brasil (OAB), seção DF, também condenaram a ação do governo.
Confira abaixo a íntegra da nota:
NOTA DE REPÚDIO A RODRIGO ROLLEMBERG
Vivemos numa democracia plena e duramente conquistada pelo povo brasileiro. A liberdade de expressão e a liberdade de imprensa são pilares fundamentais da sociedade brasileira.
Repudiamos veementemente a atitude do Governador Rollemberg em censurar o veículo de Comunicação “Metrópoles”, ao retirar sem qualquer justificativa o Painel devidamente autorizado e instalado em prédio particular na área central de Brasília.
O painel veiculava informações de interesse da população das mais variadas matérias para fins de campanhas de utilidade pública. Não aceitaremos em nenhuma hipótese esse ou qualquer outro golpe do Governo de Brasília à liberdade de imprensa, à democracia e à liberdade de expressão.
Não podemos ficar calados perante essa situação que apenas demonstra mais uma vez o ilimitado “jogo sujo” a que se presta o Sr. Governador Rodrigo Rollemberg para destruir aqueles que não aceitam, concordam ou simplesmente informam a respeito das trapalhadas do pior Governo que o Distrito Federal já teve em toda a sua história.
Temos a obrigação de denunciar à população os métodos que o atual governo tem usado para “calar” as vozes daqueles que procuram mostrar a incompetência sem limites do Sr. Governador Rodrigo Rollemberg.
A democracia, a soberania popular e o respeito à Constituição Federal prevalecerão e os justos serão exaltados.
PSDB-PSD-PPS-PTB-PSC- PSDC-PSL-PATRIOTA-PPL-PRB-PR-MDB
(Reportagem: Cristiane Noberto/foto: Lilian Tahan/Metrópoles)
Deixe uma resposta