Tucanos defendem diálogo para resolução da greve dos caminhoneiros
Os deputados Marcus Pestana (MG) e Floriano Pesaro (SP) defenderam diálogo na resolução da greve dos caminhoneiros, que provoca grave crise de desabastecimento em todo o país. Os tucanos divulgaram nota afirmando que o país se encontra em situação difícil e delicada. “Isso parece que não vai acabar bem”, lamentam.
Eles ressaltaram o vácuo de liderança deixado pela crise política crônica. “É difícil saber quem comanda o movimento, quem ganha e quem perde, o que está exatamente por trás, já que é uma mistura de muitas coisas”, dizem.
Os tucanos chamam atenção para a série de fatores que levaram ao desgaste: as legítimas reivindicações dos caminhoneiros, interesses empresariais, especulação comercial, oportunismo político de setores radicais, equívocos governamentais e a inércia do Congresso.
“Só há um refúgio seguro: o diálogo, o bom senso de parte a parte, a generosidade para que, quem quer que seja, não tente capitalizar uma situação tão grave”, afirmam. Segundo os parlamentares, os caminhoneiros são os mensageiros de uma insatisfação geral com o sistema político. A democracia, completam, é a única porta para o futuro.
Em pronunciamento nesta sexta-feira (25), o presidente Michel Temer anunciou que as forças federais foram acionadas para desbloquear estradas. O governo havia firmado acordo com representantes da categoria na quarta-feira (24), mas as rodovias continuam bloqueadas. Em várias cidades do país, os postos de combustível estão sem estoque e começam a faltar produtos básicos, como alimentos e remédios.
(Da redação/ Fotos: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta