Projeto de Leitão quer ressaltar ética e cidadania no currículo das escolas
O líder do PSDB na Câmara, Nilson Leitão (MT), protocolou o projeto de lei 10.227/2018, que prevê a inclusão da educação moral e cívica como tema transversal nas escolas públicas e privadas de Ensino Fundamental e Médio – sem alterar as disciplinas já definidas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Para Leitão, é importante que as disciplinas abordem também conteúdos que ressaltem valores como a democracia, o respeito às diferenças, a necessidade de se cumprir deveres e exigir direitos. Esse é o objetivo do projeto.
“O Brasil passou por momentos muito difíceis, em que os governos do PT procuraram dividir os brasileiros e ressaltaram valores negativos. Por isso, é importante e oportuno trabalhar princípios como a ética e a cidadania para reforçar nos alunos o sentimento de que o país é uma construção coletiva e todos devem participar. Não raro os alunos não sabem nem a letra do Hino Nacional e isso é muito simbólico”, afirmou.
A BNCC já traz entre os temas transversais, por exemplo, educação para o trânsito, educação ambiental, respeito e valorização do idoso, educação das relações étnico-raciais, ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena.
(Da assessoria do deputado/foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta