PL de Célio Silveira aperfeiçoa atendimento preferencial em bancos
O deputado Célio Silveira (GO) apresentou o Projeto de Lei 10264/18, que dispõe sobre o atendimento preferencial nas instituições bancárias. O objetivo é determinar que essas instituições garantam um horário especial ou agências de atendimento exclusivo para pessoas que possuem prioridade no atendimento, tais como idosos, gestantes e pessoas com deficiência.
A proposição determina que os bancos e cooperativas de crédito sejam obrigadas a adotar uma das seguintes medidas para o atendimento preferencial: disponibilizar no mínimo uma hora de atendimento exclusivo a essas pessoas, sem prejuízo do expediente normal, ou manter uma agência bancária exclusiva para o atendimento deste público para cada 300 mil habitantes do município.
Na justificativa, o deputado diz que este público merece um atendimento diferenciado tendo em vista o risco a que estão expostos ao enfrentar grandes filas, como por exemplo pedir ajuda a estranhos que podem facilmente fraudar os dados do cliente necessitado de assistência.
Célio aponta que, segundo um estudo do IBGE, 12% da população brasileira é de idosos, geralmente as principais vítimas de golpes. Ele alega que um atendimento personalizado pode evitar fraudes. “É evidente que o público prioritário atendido nas agências bancárias é bastante numeroso, o que dificulta o atendimento dessa própria gama de pessoas, bem como dos demais usuários do serviço, posto que as filas se delongam e o atendimento se torna ainda mais demorado”, disse.
(Cristiane Noberto/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta