Líder aponta “lições” para o país a partir da crise do abastecimento
Por meio de seu perfil no Twitter, o líder do PSDB na Câmara, Nilson Leitão (MT), apontou na tarde desta sexta-feira (25), lições que o país precisa tirar a partir da crise envolvendo os caminhoneiros e os seus reflexos, a exemplo das dificuldades enfrentadas para abastecimento.
O tucano citou, por exemplo, a extrema dependência do modal rodoviário, visto que o país historicamente não investiu em ferrovias e hidrovias. Ressaltou também como a carga tributária “é um fardo pesado nas costas do cidadão e do setor produtivo”. “Combustível é insumo e tributar insumo é encarecer e desestimular a produção”, alertou.
Para Nilson, além de investir em ferrovias, hidrovias e estimular outras fontes de energia, é preciso tirar a reforma tributária do papel. “A lógica está invertida: hoje tributa-se muito para arrecadar mais. O certo é tributar menos para produzir mais. E reduzir o tamanho do Estado”, argumentou.
Ainda na opinião do líder do PSDB, a desoneração do óleo diesel é uma forma importante de baratear e incentivar a produção. “Com isso, o preço final dos produtos diminuiu, o consumo aumenta, a economia se aquece. Gera-se emprego e renda. E com a economia crescendo, a arrecadação também cresce”, apontou. Nesta semana, a Câmara aprovou proposta do tucano que zera a incidência de PIS/Cofins no diesel.
(Da redação/foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta