Papa propõe homenagem ao sanitarista Francisco Saturnino Rodrigues de Brito
Projeto do deputado João Paulo Papa (SP) que declara Francisco Saturnino Rodrigues de Brito Patrono da Engenharia Sanitária do Brasil foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça nesta quarta-feira (23). O PL 5596/16 é relatado pelo deputado Betinho Gomes (PE).
Em 10 de maio de 1912, a conceituada Revista de Engenharia trazia em seu editorial que os trabalhos de saneamento na cidade de Santos que haviam sido concluídos revelavam-se como uma das decisivas provas da capacidade técnica da engenharia nacional.
O texto tratava do avanço do saneamento da cidade, que passou de insalubre para uma bela área turística. O editorial demonstra a genialidade do responsável pela realização, o engenheiro Francisco Saturnino Rodrigues de Brito, que durante nove anos de trabalho incansável à frente da Comissão de Saneamento de Santos salvou a cidade e seus habitantes.
“Defensor e incentivador do trabalho nacional, que tanto valorizou, emancipou a engenharia sanitária brasileira. Tinha por ideal sanear todos os centros populacionais do Brasil”, justificou Papa.
(Da redação/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta