Líder do PSDB cobra solução para conter escalada no preço dos combustíveis


O líder do PSDB na Câmara, deputado Nilson Leitão (MT), cobrou uma solução para conter a escalada nos preços de combustíveis. Levantamento da Agência Nacional do Petróleo (ANP) revela que o valor médio cobrado pelo litro da gasolina comum no país em abril foi de R$ 4,215 – em julho de 2017, era de R$ 3,553.

O tucano ressalta que a Petrobras orgulhava todos os brasileiros antes de virar alvo de enorme esquema de corrupção na gestão petista. Após anos de irresponsabilidade do PT, o brasileiro passou a questionar o custo do combustível.

“Vemos a consequência do que fizeram com a Petrobras, de uma política incorreta de energia e combustível nos últimos anos. Hoje o brasileiro está pagando um preço caríssimo”, declarou o líder nesta quarta-feira (23) durante audiência na Comissão de Minas e Energia. O tucano também participou de reunião na Comissão de Agricultura para debater a alta nos preços.

Segundo o parlamentar, a paralisação dos caminhoneiros é consequência da falta de políticas concretas sobre os combustíveis. Ficou impossível conviver com seguidos aumentos nos preços, pois o trabalhador e o empresário não conseguem se programar a tempo para arcar com o novo gasto. “Nosso país é rodoviário, dependemos desse transporte para comer, beber, construir. Ninguém quer esse preço elevado”, alertou.

ISENÇÃO
O líder lembra que a isenção do PIS/Cofins é uma luta antiga no Congresso. Em 2015, a Câmara e Senado aprovaram proposta de autoria de Nilson que isentava o óleo diesel de PIS e Cofins. Essa isenção representava um abatimento de 7% no preço do litro do diesel. No entanto, a então presidente Dilma vetou a emenda.

Diante do veto, o tucano apresentou projeto de lei também isentando de PIS/Cofins a produção, importação e comercialização de diesel. Ele já recebeu parecer favorável da Comissão de Minas e Energia e agora está na Comissão de Finanças.

“É uma forma de baixar o preço do diesel e provocar um efeito positivo em cadeia: com frete mais barato, o preço dos produtos transportados cairia. O campo também seria beneficiado, já que o maquinário agrícola depende do diesel”, completou.

(Da redação/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
23 maio, 2018 Destaque1, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *