Em sessão solene, tucanos reverenciam postura humanitária de Rômulo Gouveia
Tucanos reverenciaram a memória do deputado Rômulo Gouveia (PSD-PB) numa emocionante sessão solene realizada na manhã desta quarta-feira (23) no Plenário Ulysses Guimarães. Ex-filiado ao PSDB, o parlamentar faleceu no último dia 13, aos 53 anos, em Campina Grande (PB), vítima de infarto. Além de parlamentares e autoridades da Paraíba, dois dos quatro filhos dele participaram da cerimônia, na qual o perfil humanitário e fraterno de Rômulo foi muito ressaltado.
CONFIRA OS VÍDEOS DA CERIMÔNIA
O deputado Pedro Cunha Lima (PB) chamou a atenção para a forma como ele dedicou a cada ser humano. “A Paraíba perdeu o político mais atencioso e dedicado de sua história”, disse Pedro. “Difícil encontrar alguém com aquele estilo, de sempre viver se doando, se colocando à disposição de cada um”, ressaltou. O jovem parlamentar confidenciou que sempre que via Rômulo no Plenário já abria “um carinho no coração” diante da amizade e da “força do bem” que o político paraibano emanava.
Já o deputado Otavio Leite (RJ) disse que Rômulo foi um dos primeiros parlamentares com quem conversou no início de sua trajetória na Câmara. “Aqui se falou muito de suas qualidades e de sua preocupação profunda com sua Paraíba, e isso se revelava com as portas abertas do seu apartamento. Fui vizinho de porta de Rômulo e vi isso de perto. Ele não parava de atuar para tentar resolver problemas que era levados a ele”, recordou o tucano, para quem o político paraibano é merecedor de todo o respeito e admiração. “Ali, ao meu lado, era a República Livre da Paraíba”, completou.
Para o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), este é um momento muito difícil para todos os que tiveram o “privilégio da convivência” com Rômulo, particularmente pra ele, porque o conheceu ainda adolescente, antes mesmo dele começar no movimento comunitário em Campina Grande.
“Eu disse no dia do falecimento dele, no Dia das Mães, e ele tinha um cora~]ao materno com a forma como ele tratava as pessoas. Ele nasceu do povo, viveu pelo povo, morreu com o povo. Homem que tinha na fraternidade a sua principal característica”, recordou. “Vamos levar adiante os sonhos dele e aspirações que ele construiu. É um momento de ter o exemplo de solidariedade e fraternidade vivo em nossa memória e manter o mandato dele vivo”, defendeu.
Emocionado, o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSDB), manifestou sua profunda tristeza com a morte de Rômulo Gouveia na madrugada do Dia das Mães. Ele lembrou dos bons momentos da convivência com o aliado político. Destacou a trajetória ascendente e brilhante dele na política – Rômulo foi de líder comunitário a vice-governador do seu estado, passando também pelos cargos de vereador, deputado estadual e federal. De acordo com Romero, ele era uma pessoa de um “coração muito grande”. Para ele, o amigo era um exemplo de retidão de caráter, seriedade e preocupação com as pessoas que mais precisam.
TRAJETÓRIA
Além de deputado federal, Gouveia foi vereador em Campina Grande, presidente da Câmara Municipal, deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, além de vice-governador do estado.
Administrador, bacharel em Direito e funcionário público, foi presidente da Sociedade de Amigos de Bairro (SAB) do Jardim Tavares, em Campina Grande, e da União Campinense de Equipes Sociais (UCES).
Em 1989, foi convidado para ocupar o cargo de coordenador da Merenda Escolar da 3ª Região de Ensino, em Campina Grande, e depois diretor regional da Companhia Estadual de Habitação Popular, em 1991, até entrar na política, em 1992, quando foi eleito vereador.
(Reportagem: Marcos Côrtes/fotos: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta