Parlamentares se mobilizam pelo combate à exploração sexual de crianças


Para marcar a passagem do Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, nesta sexta-feira (18), parlamentares do PSDB pedem conscientização e divulgam canais de denúncia nas suas redes sociais.

O deputado Geraldo Resende (MS) registrou a importância da conscientização. O tucano foi relator de lei que alterou o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).O combate ao abuso e exploração sexual infantil deve ser permanente e as leis sãos instrumentos que ajudam nesse combate. Fui relator dessa importante lei que combate a pedofilia! Disque 100 e denuncie”, escreveu.

“Todos nós precisamos nos engajar na luta contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes”, afirmou o deputado Danilo Forte (CE). Segundo ele, a melhor maneira de se combater esse mal é com a prevenção, alertando pais e responsáveis e sensibilizando a população em geral.

A deputada Mariana Carvalho (RO) alerta que abusar ou explorar o corpo e a sexualidade de crianças e adolescentes é crime e deixa traumas severos nas vítimas. “Não podemos deixar que esses crimes continuem acontecendo. Para outras informações e denúncias Disque 100”, divulgou.

O tema é sério e merece atenção, avalia a deputada Conceição Sampaio (AM). “Como parlamentar, tenho defendido projetos que reforçam os direitos das nossas crianças e adolescentes e que punem os autores dessa violência. Reafirmo aqui a importância da denúncia”, completou.

Waldir Maranhão (MA) destacou a mobilização da sociedade para proteger as crianças e adolescentes. “A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil. O nosso papel como cidadãos é denunciar. Disque 100 em caso ou suspeita de qualquer abuso contra crianças ou adolescentes”, disse.

O dia 18 de maio foi escolhido como o dia de mobilização contra a violência sexual porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), aconteceu o “Caso Araceli”. A menina de oito anos de idade foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade.

DENUNCIE
O Disque 100 é um serviço oferecido para receber denúncias, assim como o aplicativo Proteja Brasil e os canais web, como o Humaniza Redes. Os canais atendem gratuitamente, 24h por dia, todos os dias da semana. De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos, o denunciante tem a garantia de sigilo. Após o acolhimento, cada denúncia é encaminhada para órgãos que possam ajudar a resolvê-la, como os conselhos tutelares, o Ministério Público e Defensorias Públicas, as Secretarias de Segurança e Polícias, entre outras. As violações contra crianças e adolescentes representam 58% do total de ligações recebidas, incluindo relatos de negligência e violência psicológica, física e sexual.

(Cristiane Noberto com informações do Ministério dos Direitos Humanos)

Compartilhe:
18 maio, 2018 Destaque2, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *