Estado de Israel completa 70 anos moderno e democrático, celebra Floriano Pesaro


O deputado Floriano Pesaro (SP) detalhou a história de Israel durante sessão solene em homenagem aos 70 anos de criação do Estado. Israel foi oficializado como país em 14 de maio de 1948. O Brasil teve participação decisiva nesse processo: Oswaldo Aranha presidiu a assembleia geral da ONU em novembro de 1947.

Floriano destaca que Israel é um país jovem, moderno e democrático, um verdadeiro exemplo para o mundo. “É um sonho que virou realidade. Temos imensa devoção por Israel e, acima de tudo, acreditamos na história de Israel”, afirmou. O tucano lembra que, por mais de 2 mil anos, judeus espalhados pelo mundo ansiavam voltar à região.

O parlamentar citou os sofrimentos do povo judeu, que foi perseguido e assassinado por conta do antissemitismo no mundo. No final do século 19, o pensador Theodor Herzl defendia o direito dos judeus de voltar à terra de Israel. A partir do movimento sionista, houve uma estratégia de volta dos migrantes ao Oriente Médio.

Os primeiros imigrantes formaram as fazendas coletivas chamadas kibutz, sempre com base nos princípios de liberdade e igualdade que constituíram a nação. Após a tragédia da 2ª Guerra Mundial, quando 6 milhões de judeus foram assassinados pelo nazismo, o mundo reconheceu a necessidade de resgatar o direito do povo judeu.

A criação do estado marcou a história. “Foi reafirmada a vontade de viver em paz com os vizinhos, sem abrir mão da segurança e do direito inalienável à sobrevivência. Afirmamos nossos princípios mais altos de tolerância e de portas abertas”, explicou o deputado.

(Da redação/ Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

Compartilhe:
17 maio, 2018 Banner, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *