Em sessão solene, Hauly exalta 200 anos da aclamação de Dom João VI


Para Hauly, foi acertada a decisão de transferência da Corte para o Brasil em 1808.

Representando a Liderança do PSDB, o deputado Luiz Carlos Hauly (PR) discursou nesta quarta-feira (16) na sessão solene em homenagem aos 200 anos de Aclamação de Dom João VI como rei do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Entre outras autoridades, estavam presentes à cerimônia Dom Gabriel de Orleans e Bragança, representando Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial, e Jorge Cabral, Embaixador de Portugal no Brasil.

Para o tucano, a sessão é de grande relevância. Na opinião de Hauly, o fato da aclamação ter ocorrido no Brasil mostra o acerto da decisão de transferência da família real para o país dez anos antes, quando toda a Corte portuguesa atravessou o Oceano Atlântico diante das ameaças de invasão das tropas comandadas por Napoleão Bonaparte.

“Dom João VI, tido como tímido e inseguro, conseguiu, de um lado, salvar a Coroa, e de outro, ousadamente valorizar uma de suas colônias”, avaliou Hauly, para quem é preciso reconhecer também que ele soube se rodear de auxiliares competentes para delegar a tomada de decisões fundamentais.

“Ao tempo em que se consolidava o reinado joanino, se acelerava o processo de desenvolvimento do Brasil Colônia, iniciado com a abertura dos portos em 1808”, recordou o parlamentar. Hauly citou outras “grandes conquistas” da época, como a criação do Banco do Brasil, da Biblioteca Nacional e da Academia Militar Brasileira. Naquela época também houve a instalação de indústrias, a criação dos Correios e do Jardim Botânico.

Ainda segundo ele, Dom João VI foi fundamental para a manutenção da unidade geográfica da colônia e representa uma figura histórica para a consolidação do Brasil. “Devemos louvar os nossos antepassados pelo esforço e habilidade política de lançar as bases da unidade territorial e cultural que desfrutamos”, defendeu.

Confira a íntegra do discurso:

EXPOSIÇÃO

Na Câmara, está sendo exibida a mostra “Dom João VI e a Construção do Brasil”, que pode ser visitada até o dia 23 de maio. A exposição, em homenagem aos 200 anos da aclamação de Dom João VI como rei do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, mostra um pouco do legado do monarca para a construção do Estado brasileiro.

A mostra faz parte das comemorações do bicentenário de independência do Brasil (1822/2022), que começaram no ano passado, na Câmara, com as homenagens à chegada da imperatriz Leopoldina. Os eventos incluem exposições, concursos e publicações.

O visitante pode conferir a exposição no corredor de acesso ao Plenário Ulysses Guimarães, sempre de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.

(Da redação/foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

Compartilhe:
16 maio, 2018 Noticia4, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *