Após obstrução, plenário adia votação da MP sobre venda de petróleo do pré-sal


Por falta de quórum, o plenário da Câmara adiou a votação da Medida Provisória 811/17, sobre a venda do petróleo do pré-sal. O debate se prolongou até a madrugada desta quarta-feira (16) após seguidas tentativas de obstrução da oposição. Nova sessão foi convocada para a conclusão dos trabalhos.

A MP permite à Pré-Sal Petróleo S/A (PPSA) realizar diretamente a comercialização da parte de óleo devida à União na exploração de campos da bacia do pré-sal com base no regime de partilha. Antes da medida, a lei de criação da PPSA (12.304/10) permitia apenas a contratação de agentes de comercialização para vender o petróleo da União.

O deputado Betinho Gomes (PE) rebateu as críticas de parlamentares da oposição sobre a condução da Petrobras. Representantes de partidos em obstrução questionaram a gestão da estatal e a comercialização do óleo. Foram apresentados vários requerimentos protelatórios que pretendiam adiar a votação desta terça.

Para Betinho, PT e aliados não têm autoridade para falar sobre a Petrobras, pois a empresa foi desmantelada durante o governo petista. “A partir da má gestão, surgiram vários escândalos de corrupção. E hoje eles vêm ao plenário falar como se nada tivesse acontecido com a Petrobras”, alertou o tucano. Segundo ele, a companhia está em processo de recuperação para que possa retomar sua capacidade de investimento.

Os deputados conseguiram aprovar a admissibilidade da MP, mas os requerimentos protelatórios inviabilizaram a votação do mérito.

(Da redação com informações da Agência Câmara/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
16 maio, 2018 Noticia2, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *