Nilson Pinto destaca papel da CREDN para a Defesa Nacional


Nilson Pinto afirma que a comissão acompanha de perto as matérias ligadas às Forças Armadas.

O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, deputado Nilson Pinto (PA), destacou nesta terça-feira (15) o papel desempenhado pelo Colegiado em prol da Defesa Nacional. “De todas as Comissões da Casa, a CREDN é sem dúvida aquela que trata das matérias mais estreitamente ligadas às Forças Armadas, sua estrutura e seus projetos estratégicos”, afirmou.

Em palestra proferida aos alunos das escolas Superior de Guerra (ESG), de Guerra Naval (EGN) e de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME), Nilson Pinto discorreu sobre “A Atuação Institucional da CREDN”, cujo embrião teve origem com a Assembleia Constituinte e Legislativa de 12 de maio de 1823, quando foram nomeados os deputados constituintes para as comissões de Marinha e Guerra e Estatística e Diplomacia.

Segundo ele, “a CREDN é o caminho natural para a apreciação das proposições que dizem respeito à Defesa Nacional. Após o devido exame, a Comissão emite pareceres sobre todos os projetos de lei que fixem ou modifiquem os efetivos das Forças Armadas; e disponham sobre militares das Forças Armadas, seu regime jurídico, provimento de cargos, promoções, estabilidade, remuneração, reforma e transferência para a reserva, entre outros”, explicou.

O deputado assinalou ainda que os desafios com que se confrontam as instituições militares e seus integrantes são acompanhados de perto pela CREDN, cujos membros nutrem especial apreço pelas Forças Armadas e por sua atuação consistente em prol da defesa do território e da promoção do desenvolvimento do país.

“Apoiamos, com entusiasmo, e também com emendas, diversos projetos estratégicos das Forças. No caso da Marinha, acompanhamos, com especial atenção, o Projeto Antártico (Proantar), o Projeto Amazônia Azul, o Projeto das Corvetas Classe Tamandaré e os Projetos de Submarinos, sobretudo no que tange à nossa capacitação tecnológica. No caso do Exército, temos buscado apoiar o Projeto dos carros de combate Guarani, o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SisFron) e o Sistema Defesa-Indústria-Academia (SisDIA), tão importantes para o desenvolvimento de nossa indústria. Com referência à Aeronáutica, buscamos contribuir para a Aquisição dos caças Gripen NG, para o desenvolvimento do cargueiro KC-390 e para o avanço do programa espacial brasileiro e qualificação da Base de Lançamentos de Alcântara”, assinalou.

Das quatro emendas que a CREDN apresentou à proposta de orçamento de 2018, três foram em favor dos projetos relativos às “Corvetas Classe Tamandaré”, aos “Blindados Guarani” e às “Aeronaves de Caça e Sistemas Afins”, os caças Gripen. Em 2017, foram apoiadas com emendas o desenvolvimento dos blindados Guarani, o projeto do cargueiro KC-390 e a implantação do estaleiro destinado à construção e manutenção de submarinos e da base naval de submarinos, bem como o remanejamento de dotações do Fundo de Administração do Hospital das Forças Armadas.

Já no âmbito da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) do Congresso Nacional, Colegiado que o deputado Nilson Pinto ocupa a vice-presidência, foi aprovado para o Orçamento de 2018 emendas ligadas a “Ações de Caráter Sigiloso”, do Comando da Marinha; e à implantação do “Sistema de Defesa Cibernética”, do Comando do Exército.

Assista a íntegra da palestra aqui.

(Marcelo Rech/CREDN / Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
15 maio, 2018 Banner, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *