Mara Gabrilli pede ao Ministério da Saúde dados sobre Centros Especializados em Reabilitação


Tucana avalia que as informações atualmente disponíveis não estão completas.

Sempre atenta às demandas das pessoas com deficiência, a deputada Mara Gabrilli (SP) quer informações sobre os Centros Especializados em Reabilitação (CER). A tucana apresentou requerimento de Informação ao Ministério da Saúde, no qual requer dados sobre a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no âmbito do Sistema Único de Saúde, mais especificamente sobre os CER.

Mara afirma que, apesar de o Ministério disponibilizar informações na internet, essas não incluem as datas de habilitação e público alvo, assim como a localização dos serviços de reabilitação que não são CER.

A Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência se fundamenta na criação, ampliação e articulação de pontos de atenção à saúde para pessoas com deficiência e tem entre seus componentes principais os CER, que devem ser pontos de atenção ambulatorial especializada em reabilitação que realiza diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde.

A deputada reforça que a importância dos CER é evidente, assim como a necessidade de que eles, em suas diferentes formas (CER II, CER III e CER IV, de acordo com o número de serviços de reabilitação que oferecem) sejam distribuídos pelo território nacional de modo a proporcionar cobertura ao máximo possível da população.

(Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
15 maio, 2018 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *