Tucanos lamentam morte do 4º secretário da Câmara, deputado Rômulo Gouveia
Parlamentares do PSDB lamentaram a morte do deputado Rômulo Gouveia (PSD-PB), que faleceu na madrugada deste domingo (13), após um infarto. Gouveia militou durante anos no PSDB, partido pelo qual se elegeu para os cargos de deputado federal e vice-governador da Paraíba. Atualmente, no PSD, era o 4º secretário da Mesa Diretora da Câmara.
Conterrâneo de Gouveia, o deputado Pedro Cunha Lima (PB) lembrou que o colega era dedicado em servir e ajudar a todos. “O cuidado de Rômulo Gouveia era pleno, natural, da sua essência que, hoje, se espalha para ficar guardada entre nós. Brincalhão, alto-astral, um trabalhador incansável. Encontrar com o comandante Rômulo sempre foi se sentir melhor. Era só coração, uma trajetória bonita de vida. Que Deus o receba em paz e conforte toda família”, disse o tucano em seu Twitter, ao citar a esposa e os filhos do parlamentar.
Raimundo Gomes de Matos (CE) afirmou que recebeu com muita tristeza e emoção a notícia da morte de Gouveia, que tinha 53 anos. “Além da irreparável perda pessoal, o falecimento precoce e inesperado do líder político paraibano deixa órfãs muitas bandeiras da Paraíba e do Nordeste na Câmara dos Deputados. Entre elas, a luta pela segurança hídrica na região, na qual Rômulo, relator da Comissão Externa que acompanha as obras da transposição do Rio São Francisco, não media esforços. Amigo, competente e de reputação pública exemplar, continuará inspirando a todos nós. Aos familiares, amigos e admiradores – entre os quais me incluo -, os meus melhores sentimentos de pesar, luto e consternação”.
Segunda secretária da Câmara, a deputada Mariana Carvalho (RO) externou pesar pela morte do colega. “Muito querido, Rômulo distribuía simpatia por onde passava. Bom companheiro de trabalho, certeza que ele também deixa uma lacuna na política do nosso Brasil. Diante desse momento difícil, desejo meus sinceros sentimentos à família”, afirmou.
Para Fábio Sousa (GO), Rômulo Gouveia era a demonstração precisa de uma figura humana solidária. “Que Deus em sua misericórdia conforte a família. Meus sinceros sentimentos”, disse.
Os deputados Betinho Gomes (PE) e Waldir Maranhão (MA) também demonstraram consternação com a perda do parlamentar. “Um amigo e boa figura humana”, declarou Betinho. “É com muito pesar que lamentamos a morte inesperada do nosso amigo. Que Deus possa confortar toda a família e amigos neste momento de perda”, reforçou Maranhão.
O governo da Paraíba e as prefeituras de Campina Grande e João Pessoa decretaram luto oficial de três dias pelo falecimento do ex-vice-governador. Prefeito de Campina Grande, o tucano Romero Rodrigues disse que a morte de Gouveia foi “um baque” para a cidade e todo estado. Segundo ele, o deputado era o político mais atencioso de toda Paraíba.
Pelo Twitter, o presidente Michel Temer e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), também lamentaram a morte do político. “Outra qualidade, a capacidade de diálogo, fará muita falta nos dias atuais. Minhas condolências aos familiares e amigos”, disse Temer.
Ex-governador da Paraíba, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) emitiu seus sentimentos e condolências à família e destacou qualidades de Gouveia. “Um dos melhores corações que já conheci. Caprichosamente, nos deixa no dia das mães”, disse.
Gouveia foi vereador da segunda maior cidade da Paraíba por quatro vezes. Foi em Campina Grande que fez sua trajetória política, sendo eleito deputado estadual, duas vezes deputado federal e vice-governador. Ocupou ainda cargos importantes como a Presidência da Assembleia Legislativa do estado. Era casado com a ex-deputada estadual Eva Gouveia e pai de quatro filhos. O velório ocorreu durante todo o domingo e foi aberto ao público. O corpo do deputado será sepultado na tarde desta segunda-feira (14).
(Djan Moreno/ Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)
Deixe uma resposta