Polícia Militar do DF protege vidas e merece reconhecimento, afirma Izalci
O deputado Izalci Lucas (DF) comemorou os 209 anos da Polícia Militar do Distrito Federal em sessão solene nesta segunda-feira (14) na Câmara. Na ocasião, foram entregues três certificados de honra ao mérito a componentes da corporação da capital federal.
A história da Polícia Militar do Distrito Federal começou no século 19, com a vinda da corte portuguesa para o Rio de Janeiro. Em 13 de maio de 1809, Dom João VI cria a Divisão Militar da Guarda Real de Polícia do Rio de Janeiro, primeiro núcleo da Polícia Militar do Distrito Federal, que tinha a missão de guardar e vigiar a cidade do Rio de Janeiro. Com a criação de Brasília, a PMDF foi transferida para a nova capital.
Izalci falou sobre a sua admiração pela classe, dizendo que “são os verdadeiros heróis que a sociedade admira”. Ele aponta que, apesar do reconhecimento, a classe ainda precisa de mais da valorização, pois são profissionais que zelam pela paz e tranquilidade da população.
“Nem mesmo os policias que perdem as vidas sempre são reconhecidos. Houve um desrespeito muito grande com a PM nos últimos anos, não podemos permitir que eles sejam tratados sem respeito e atenção. Devemos a vocês nossas vidas, pois colocam as suas em risco para nos proteger”, discursou.
Izalci destaca que o aumento da criminalidade extrapolou o poder da ação policial e está ligado especialmente aos problemas sociais e à omissão do Estado. “A impunidade e a aplicação das penalidades acontecem por falta de estrutura e um sistema penitenciário precário. É um sistema que favorece o criminoso e penaliza as vítimas”, disse.
O deputado aponta que os policiais militares devem ser ouvidos e ter suas reivindicações atendidas, como planos de carreiras e remuneração justa. Ele ainda parabenizou as ações proporcionadas pela PMDF nas áreas de prevenção à violência doméstica, drogas e apoio a grupos de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Foram homenageados com certificados de honra ao mérito o 1º Tenente Edson de Oliveira Bezerra, o Subtenente Cleonio Rodrigues de Souza e o 1º Sargento Arizomar Pereira Gonçalves, por seus serviços exemplares prestados à população em cada região do Distrito Federal onde atuam.
(Cristiane Noberto/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta