Betinho protocola ação para suspender reajuste no metrô do Recife


Betinho está confiante na atuação da Justiça em benefício do consumidor.

O deputado Betinho Gomes (PE) entrou com uma ação popular que solicita a suspensão do reajuste de 87% na tarifa do metrô de Recife. O tucano tentou articular a revisão do aumento junto ao Ministério das Cidades, mas não houve acordo e ele entrou com a ação na Justiça. O tucano defendia um escalonamento do reajuste.

As passagens tiveram aumento nas cinco capitais onde o metrô é administrado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).  “Em Belo Horizonte, umas das capitais brasileiras também atingida por esse aumento desmedido, a Justiça concedeu essa vitória ao cidadão. Por isso, estamos confiantes de que também teremos uma vitória aqui no Recife”, disse o tucano, ao destacar liminar da Justiça que reverteu o reajuste na capital mineira.

As novas tarifas entraram em vigor à meia-noite de sexta-feira (11). Com o reajuste, o valor das passagens quase dobrou em algumas capitais. Em outras, o aumento foi de 100%. Em Recife, passou de R$ 1,60 para R$ 3. Para Betinho, o reajuste é abusivo. O tucano anunciou na sexta-feira que pedirá a convocação do ministro das Cidades, Alexandre Baldy, para prestar esclarecimentos na Câmara.

A CBTU enfrenta uma crise por falta de recursos, que foi agravada por vários anos sem reajuste nas tarifas e pela redução no orçamento deste ano. “Reafirmo que compreendo a necessidade de haver um reajuste na passagem, pois há seis anos ela permanece com o mesmo valor. No entanto, aumentá-la em 87% e de uma só vez é um verdadeiro assalto ao bolso do cidadão que precisa e depende desse transporte público. O que defendemos é que haja um entendimento e que a decisão seja razoável para todas as partes envolvidas nesse processo, não apenas o cidadão seja penalizado com uma conta tão alta”, disse Betinho.

Em pedido protocolado na Vara da Fazenda Pública da Comarca de Recife, o parlamentar argumenta que o reajuste não observou o impacto aos usuários que terão que suportar o desembolso do valor diário da nova passagem. Ainda na ação, Betinho Gomes aponta que o reajuste apresenta ilegalidade porque é não autorizado o repasse ao consumidor das inflações reprimidas.

(Da redação com informações do Blog do Jamildo/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
14 maio, 2018 Noticia2, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *