Vitor Lippi comemora 15 anos do Centro de Estudos e Debates da Câmara


Em comemoração aos 15 anos do Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara dos Deputados, foi realizada sessão solene nesta terça-feira (8). O Cedes é um órgão técnico-consultivo que se dedica a analisar e discutir temas relacionados a programas e projetos governamentais estratégicos para o planejamento de políticas públicas e a formulação de diretrizes legislativas. 

Integrante do Cedes, o deputado Vitor Lippi (SP) destacou as atividades realizadas pelo grupo e falou sobre a visão estratégica. Ele ressaltou a responsabilidade da Câmara em discutir questões nacionais e a necessidade de uma visão estratégica, tendo em vista todos os projetos de lei que são apresentados diariamente. “É preciso dar foco e aprofundamento nos temas mais relevantes para o Brasil. Este é o dever do Cedes”, contou.

Segundo o parlamentar, o diferencial do Cedes é aprofundar os temas para que haja apresentação de proposições legislativas e políticas públicas de relevante interesse nacional.

Vitor lembra que as contribuições ao longo desses 15 anos foram extremamente relevantes em todas as áreas do desenvolvimento brasileiro: educação, segurança, energia, entre outros. “Várias proposições que hoje contribuem para o desenvolvimento do Brasil tiveram origem no Cedes”, disse.

O deputado espera que o centro tenha reconhecimento e visibilidade, pois são os avaliadores efetivos das propostas apresentadas.

SOBRE O CEDES
Os temas dos estudos são escolhidos pelos 22 parlamentares que compõem o colegiado e amplamente debatidos com todos os setores da sociedade. O propósito é ampliar a discussão e buscar soluções inovadoras para os problemas apontados.

Como resultado, são produzidos e publicados documentos de alta densidade crítica e especialização técnica ou científica que podem ser úteis ao trato qualificado de matérias de interesse legislativo e da sociedade. As publicações do Cedes sobre os estudos e discussões realizadas podem ser acessadas aqui.

EXPOSIÇÃO
Até o dia 18 de maio pode ser conferida a exposição “A Câmara pensando o Brasil”. Foi inaugurada no Espaço Mario Covas e conta com seis temáticas abordadas nos estudos do Cedes: o social; o futuro; o desenvolvimento; o espaço; a inovação e o meio ambiente.

(Reportagem: Cristiane Noberto, com informações da Agência Câmara/ Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

Compartilhe:
8 maio, 2018 Destaque2, Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *